Topo

Por que as pessoas estão vomitando ao assistirem a 'Terrifier 2'?

De Splash, em São Paulo

14/11/2022 04h00

Quando falamos de filmes de terror, é comum ouvir relatos de pessoas que passaram mal, vomitaram ou até mesmo desmaiaram durante sessões de cinema. No entanto, quando vamos realmente assistir às produções, nos decepcionamos: não era tudo isso.

O exagero ao reportar tais eventos fez com que uma casca fosse criada e a maior parte do público não acredita mais ao ouvir sobre casos assim. Até "Terrifier 2" ser lançado - no Brasil, "Aterrorizante 2".

Ao estrear nos Estados Unidos, o segundo filme de um palhaço assassino causou furor. Foram reportados diversos espectadores que não aguentaram e vomitaram ali mesmo, na sala de exibição.

No Twitter, só se falava sobre isso e vídeos registravam as pessoas realmente passando mal. A violência explícita e as cenas bem feitas foram apontadas com as algozes dos pobres coitados que passaram a vergonha de colocarem o almoço para fora na frente dos outros.

Como ainda não chegou aos cinemas brasileiros, Splash te explica o que é "Aterrorizante 2" e por que o filme ficou famoso nas redes sociais.

O que é?

"Aterrorizante 2" é o segundo filme criado por Damien Leone. Já o primeiro foi lançado no Brasil em 2016 com o título "Aterrorizante", e conta a história de três jovens que, no Halloween, encontram um palhaço sinistro em um prédio abandonado. Seu nome é Art, O Palhaço, personagem que não mede esforços ou métodos violentos para matar suas vítimas.

No entanto, "Aterrorizante" não foi a primeira vez que o maníaco assassino apareceu. Sua estreia aconteceu em um curta-metragem de Leone lançado em 2009 e intitulado "The 9th Circle". Na produção, o palhaço sequestra uma estação de metrô e a leva para um ritual.

A segunda aparição aconteceu no curta "Terrifier", de 2011, no qual uma garota vê Art matando suas vítimas e, por isso, começa a ser perseguida por ele. Aqui, já é possível ver a violência gráfica que envolve o personagem.

Sua primeira vez em um longa foi em "All Hallow's Eve", de 2013, uma espécie de antologia de terror que conta diferentes histórias, incluindo uma de Art.

A figura sinistra caiu no gosto do público do gênero e, depois de um financiamento coletivo, Leone conseguiu produzir "Terrifier", o primeiro com o assassino como protagonista.

"Meu amigo passou mal em 'Aterrorizante 2' e o cinema chamou a ambulância. Recomendo!"

Quem é Art, o Palhaço?

Art é um palhaço assassino demoníaco que também faz mímicas. Ele aparece nas noites de Halloween e é como um assassino silencioso, em óbvia referência à sua aparência, e ele nunca é mostrado falando ou fazendo outros ruídos audíveis. Mesmo quando gravemente ferido, Art imita gritos de dor em vez de realmente gritar.

Além disso, não há muitas informações sobre ele.

É tudo isso?

Sinto lhe dizer, caro leitor: é sim.

"Aterrorizante 2" é um longa difícil de se assistir, mesmo para quem é uma pessoa já acostumada com cenas de violência gráfica - e gratuita.

A cena que tem causado comoção, Art aparece não apenas matando uma personagem, mas ele a tortura de diversas maneiras. São cinco minutos de uma sequência que parece durar uma eternidade que obriga o espectador a acompanhar os mínimos detalhes de uma morte lenta e violenta.

Fez sucesso?

Mesmo quem não gostou do segundo filme, precisa concordar: as cenas são muito bem feitas. Chega a dar aflição pensar no quão reais as sequências parecem ser.

"O Terrifier 2 terá alguns dos assassinatos mais hediondos e repugnantes já evocados pela imaginação humana e, em seguida, cenas como essa em uma janela de cinco minutos", diz o tuíte acima.

Com 88% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes - agregador online de críticas -, o longa já arrecadou mais de US$ 5 milhões. Pode parecer pouco, mas é preciso levar em consideração que se trata de um filme para maiores de 18 anos, o que reduz o público, e que seu orçamento foi de US$ 250 mil.

Com tamanha projeção, a distribuidora responsável pelo filme nos Estados Unidos resolveu até mesmo submetê-lo ao Oscar 2023. É claro que a campanha toda é baseada na zoeira, mas já imaginou se Art, o Palhaço realmente concorre e ganha?

Onde assistir?

"Aterrorizante" está disponível para aluguel no Now, Looke, Apple TV+ e na Microsoft Store. Já "Aterrorizante 2" chegará ao Brasil em 29 de dezembro deste ano.