Topo

Vômito, desmaio e até aborto: filmes de terror que abalaram os espectadores

Cena de "O Exorcista" (1973) - IMDb/Reprodução
Cena de "O Exorcista" (1973) Imagem: IMDb/Reprodução

De Splash, em São Paulo

20/10/2022 04h00

Nos últimos dias, o filme de terror "Terrifier 2" virou assunto após relatos de reações intensas ao longa circularem na internet.

O longa-metragem independente estreou no início do mês nos Estados Unidos e, desde então, há quem diga que presenciou pessoas vomitando, desmaiando e até saindo de ambulância da sala do cinema.

O motivo para tanto pavor? Cenas de violência realistas e sanguinolentas, como uma em que uma pessoa é partida ao meio.

Esse, porém, não é o primeiro filme que causa esse tipo de efeito nas pessoas. Nos anos 60, já era noticiado que o filme "Psicose" estava causando caos durante sessões nos EUA.

Confira filmes que causaram fortes "efeitos colaterais" no público:

"Psicose" (1960)

Cena de 'Psicose' - Reprodução - Reprodução
Cena de 'Psicose'
Imagem: Reprodução

Segundo reportagens dos sites "Salon" e "Village Voice", a famosa cena do assassinato no chuveiro deixou as pessoas apavoradas nos anos 60. Há relatos de pessoas que desmaiaram, vomitaram e saíram correndo ao ver a sequência. A confusão foi tanta que um cinema de Nova York precisou chamar a polícia. Algumas pessoas pediram que o filme fosse censurado.

"O Exorcista" (1973)

Cena do filme "O Exorcista" (1973) - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "O Exorcista" (1973)
Imagem: Reprodução

À época da estreia do filme, um dos mais famosos de seu gênero, o New York Times publicou uma matéria sobre as longas filas e as reações do público em um dos cinemas de Nova York.

A reportagem conta que pessoas "vomitaram, desmaiaram ou deixaram o cinema, nauseadas e tremendo, antes mesmo do final do filme".

De acordo com um guarda do estabelecimento, algumas pessoas tiveram ataques cardíacos e uma mulher chegou a ter um aborto espontâneo, segundo relatos — importante frisar que não há provas de que situações desse tipo podem desencadear interrupção da gravidez.

"Pulp Fiction" (1994)

Cena de 'Pulp Fiction' - Reprodução - Reprodução
Cena de 'Pulp Fiction'
Imagem: Reprodução

No Festival de Cinema de Nova York, em 1994, um espectador desmaiou ao ver a cena em que o personagem de John Travolta enfia uma agulha no coração da personagem de Uma Thurman. Um paramédico foi chamado ao local.

"Todos estavam convencidos de que Harvey Weinstein fez uma farsa e plantou alguém no público para que a exibição do filme fosse memorável", disse o jornalista Steven Garrett em entrevista à BBC.

"Jogos Mortais 3" (2006)

Cena do filme 'Jogos Mortais 3', lançado em 2006 - Divulgação - Divulgação
Cena do filme 'Jogos Mortais 3', lançado em 2006
Imagem: Divulgação

Em 2006, a "BBC" noticiou que um cinema em Stevenage, cidade na área metropolitana de Londres, precisou chamar socorro três vezes em uma noite para atender pessoas que passaram mal durante a exibição de "Jogos Mortais 3". Em outro cinema, na cidade de Peterborough, um homem desmaiou.

"Se você sabe que é suscetível a passar mal, não assista [ao filme]", disse um representante do serviço de ambulâncias da região na ocasião.

"A Bruxa de Blair" (1999)

Cena do filme "A Bruxa de Blair" - Reprodução - Reprodução
Cena do filme "A Bruxa de Blair"
Imagem: Reprodução

O estilo documentário amador de "A Bruxa de Blair", com cenas gravadas de forma trêmula com câmera de mão, também deixou muita gente desconfortável.

Em 1999, o Washington Post publicou uma matéria afirmando que o filme deixou os espectadores tontos, nauseados, suando frio e, vez ou outra, vomitando.

De acordo com um cinema da capital americana, pelo menos um cliente a cada sessão pediu reembolso após passar mal durante o filme. Cinemas em cidades como Atlanta, São Francisco e Houston também fizeram relatos similares.

"Desespero" (2011)

Cena do filme 'Desespero', de 2011 - Divulgação - Divulgação
Cena do filme 'Desespero', de 2011
Imagem: Divulgação

No Festival de Cinema de Toronto, duas pessoas desmaiaram ao assistir ao terror mexicano "Desespero" e uma ambulância foi chamada. Na história, três cozinheiros ficam presos em um manicômio durante uma tempestade e são atacados pelas pessoas que lá estão internadas.

O site Deadline disse que uma das cenas que apavorou os espectadores mostrava um dos cozinheiros sendo amarrado a um fogão e queimado vivo.

"V/H/S" (2012)

Cena do filme 'V/H/S', lançado em 2012 - Divulgação - Divulgação
Cena do filme 'V/H/S', lançado em 2012
Imagem: Divulgação

Durante a exibição do filme no Festival de Sundance, um homem desmaiou e precisou ser atendido por paramédicos. Ele deixou a sessão após a insistência da namorada, contou o site Deadline. Outro espectador precisou receber tratamento para náusea.

"Boa Noite, Mamãe" (2014)

Cena do filme "Boa Noite, Mamãe" - Divulgação - Divulgação
Cena do filme "Boa Noite, Mamãe"
Imagem: Divulgação

Nesse terror austríaco, dois irmãos gêmeos não reconhecem a mãe após ela passar por uma cirurgia de reconstrução facial. As crianças passam a ter atitudes extremamente violentas contra a mulher, o que, segundo os diretores, fez duas pessoas desmaiarem.

"Esse é o melhor elogio que recebemos até agora", disse o cineasta Severin Fiala.

"A Travessia" (2015)

O filme 'A Travessia' foi lançado em 2015 e tem Joseph Gordon-Levitt como protagonista - Divulgação - Divulgação
O filme 'A Travessia' foi lançado em 2015 e tem Joseph Gordon-Levitt como protagonista
Imagem: Divulgação

"A Travessia" não é um filme de terror e sequer tem cenas de violência. O longa-metragem conta a história (real) do francês Philippe Petit e sua travessia (ilegal) entre as Torres Gêmeas em 1974, a mais de 400 metros do chão.

As sequências vertiginosas, porém, deixaram as pessoas enjoadas e vomitando no Festival de Cinema de Nova York.

"Parecia muito real. Eu senti um nó no estômago. [...] O público ficou com medo de ele cair. Dava pra imaginar em sua mente ele caindo. O filme realmente dá uma sensação de profundidade", contou um espectador ao jornal "The Guardian".

"Raw" (2016)

O filme 'Raw' conta a história de uma mulher vegetariana que vira canibal - Divulgação - Divulgação
O filme 'Raw' conta a história de uma mulher vegetariana que vira canibal
Imagem: Divulgação

Mais uma vez, o Festival de Cinema de Toronto registrou espectadores passando mal durante a exibição de um filme. Em "Raw", uma estudante vegetariana vira canibal após provar fígado de coelho cru em um trote da faculdade.

Cenas explícitas de violência, feridas e membros lacerados fizeram com que várias pessoas desmaiassem durante uma sessão e precisaram da ajuda de paramédicos.