Topo

OPINIÃO

Rock in Rio 2022: os melhores shows da edição, de Coldplay a Ludmilla

Coldplay faz um dos melhores shows do Rock in Rio 2022 - Zô Guimarães / UOL
Coldplay faz um dos melhores shows do Rock in Rio 2022 Imagem: Zô Guimarães / UOL

Yolanda Reis

Colaboração para Splash, do Rio

12/09/2022 04h00

O Rock in Rio 2022 chegou ao fim! Entre os dias 2 e 11 de setembro, o Rio de Janeiro recebeu uma multidão de apaixonados por espetáculos e shows incríveis de Coldplay, Justin Bieber, Guns N' Roses e tantos outros gigantes da música.

Entre tantos artistas, é difícil fazer uma seleção dos melhores shows da edição. São diversos fatores a se levar em conta - e o jeito de um artista pode simplesmente ser diferente do outro.

Porém, depois de dois anos de pandemia, tornou-se muito importante fazer do show uma experiência agradável - esperou-se demais por isso. A maneira como um artista mostra-se ao público e como entrega seus momentos ganhou nova relevância.

Além disso, claro, não dá para se ter um show bom com performance mediana. Ainda bem, tivemos muitos artistas incríveis no Rock in Rio 2022 - do funk ao metal, cada um entregando algo único.

Mas em uma junção de vários fatores importantes em um show, aqui estão os melhores do Rock in Rio 2022.

Gilberto Gil

O show de Gil foi encantador. Aos 80 anos, o músico mostrou que ainda tem muita simpatia e amor para dar. Com uma das maiores carreiras da música brasileira, ele apresentou um show gostoso à Brasil. Só deixou mais fofo que a banda dele era toda em família - e a performance de "Garota de Ipanema" com a neta Flor Gil aqueceu todos os corações que assistiram.

Gojira

A banda francesa Gojira se apresentou no Metal Day e fez um dos shows mais interessantes do primeiro dia de Rock in Rio 2022. Bastante engajados em causas ambientais, cantaram "Amazonia" e chamaram indígenas brasileiros ao palco. As músicas também foram muito bem performadas.

Maneskin

Pouco conhecida além do hit "Beggin'", a banda adolescente italiana encantou muita gente no show enérgico e divertido. Com uma atitude bem "sexo, drogas e rock 'n roll", Maneskin faz apresentações cômicas e envolventes - animando jovens que não iriam querem saber do Mick Jagger em calças coladas.

Jessie J

A cantora foi uma das artistas mais simpáticas do Rock in Rio. O show dela, embora apresentado para cerca de 100 mil pessoas, contou com uma vibe intimista - na qual ela papeou, desabafou, sentou no chão para conversar. Ela mostrou, também, uma potência impressionante na voz e foi uma das melhores performances ao vivo do festival.

Camila Cabello

Para quem não conhecia, Camila Cabello foi uma surpresa agradabilíssima no palco. Engraçada e cativante, falou bastante português e fez várias piadas no palco, envolvendo o público brasileiro de maneira única. O show dela também misturou influências extremamente pop - como a explosão de cores das roupas e palco, tendência de 2022 - e alguns fatores mais "oldskool", como um toque de flamenco e samba nas músicas. Isso torna as músicas dela únicas e surpreende pelo sucesso mundial.

Post Malone

O rapper mais simpático do mundo? Post Malone, com um jeito despojado e cool, entrou no Rock in Rio quase despretensiosamente. Mas logo engatou em um show bastante divertido e brincalhão. O melhor momento, porém, foi após o fim - ele fez questão de cumprimentar todos os fãs que estavam na grade para apresentação.

Demi Lovato

Talvez a parte mais legal do show da Demi Lovato foi a roupagem roqueira que ela usou. Gostando ou não do estilo, não se pode negar que proporcionou um show único e diferente. Ela refez alguns sucessos carregando na guitarra, e, apesar de errar algumas notas, logo mostrou todo o poder vocal (que não é pouco). O show foi enérgico e divertido - e mostrou um lado dela que, talvez, não vejamos mais.

Iron Maiden

A banda britânica provou que idade não tem nada a ver com energia e entrega. Na ativa há quase meio século, o Iron Maiden provou que tem muita energia para dar: foi pulo, guitarra girando pelo ar, dança, correria? Sem contar o espetáculo visual de um palco muitíssimo bem arranjado - com direito a um Eddie, mascote da banda, inflável e assustador. Para quem esperava um show incrível, Iron Maiden não decepcionou.

Ludmilla

A cantora brasileira não poupou esforços para fazer um show inacreditável e inesquecível no Rock in Rio. E ficamos felizes que o fez: o resultado foi demais. Num show milionário, a funkeira fez um espetáculo, com mudanças de looks e cenários, e diversas mensagens importantes - focando na história da música brasileira focada nas mulheres pretas.

Green Day

Green Day é uma daquelas bandas que é impossível assistir e não se divertir. O trio de pop punk sabe fazer um show, não há como negar. Eles mantém a fórmula de sempre: mash ups com clássicos de outras bandas, brincadeiras entre si, entrega enérgica de hits da banda, e convite para os fãs aos palcos. Previsível, sim. Mas sempre entregue de maneira divertida.

Coldplay

Se o Green Day é expert em fazer shows cinematográficos, Coldplay é duplamente expert. Absolutamente todo segundo do show deles é pensado para entregar uma experiência incrível. A banda não decepcionou, e entregou uma apresentação impecável - apesar da chuva torrencial que insistiu em cair nos olhos e instrumentos dos músicos. A sinergia no Rock in Rio foi inigualável, e o espetáculo causado por um mar de pulseiras que piscavam no ritmo da música foi mágico.