Topo

ANÁLISE

Ame ou odeie, é fato: Coldplay fez show que Rock in Rio quis e mereceu

Colplay faz verdadeiro espetáculo no Rock in Rio 2022 - Zô Guimarães / UOL
Colplay faz verdadeiro espetáculo no Rock in Rio 2022 Imagem: Zô Guimarães / UOL

Yolanda Reis

Colaboração para Splash, do Rio

11/09/2022 01h40

O show do Coldplay era, provavelmente, o mais esperado do Rock in Rio 2022. Afinal, a banda tem nove shows marcados no Brasil para este ano (oito deles esgotados), somando cerca de meio milhão de pessoas ansiosas para assistir Chris Martin cantar "Viva La Vida."

Não é por menos: o Coldplay é uma banda conhecida por apresentações épicas e inesquecíveis. E foi exatamente isso que a banda apresentou no Rock in Rio - um espetáculo.

Espetáculo visual do Coldplay

O fator que mais chama atenção na apresentação do Coldplay no Rock in Rio é o visual. Com uma harmonia incrível, a banda fez um show de luzes combinadas para deixar a aparência do festival quase mágica.

O Coldplay tomou muitas precauções para que tudo saísse perfeito: o palco foi modificado para ter diversos pontos de luz, e permitir a saída por uma plataforma. As lâmpadas do palco, que apareciam na plataforma, escada e holofotes, piscavam em harmonia com pulseiras especiais dadas ao público na entrada do Rock in Rio 2022.

As pulseiras em si são outro show a parte. A tecnologia delas permite que mudem de cor ao mesmo tempo, e acompanhem as cores do palco para combinar com o clima das músicas. A luz na multidão sempre é algo bonito, e é triplamente mais belo se há harmonia e cores.

A banda soube usar bem a favor, e ajudou a deixar o show impecável e hipnotizante: em "Yellow", por exemplo, as pulseiras estavam amarelas. Eles pediram para a multidão levantar as mãos juntas, causando uma cadeia de pontos luminosos. Logo na sequência, no silêncio de Martin, tudo ficou escuro - levando a atenção exclusivamente ao palco. Enfim, uma maneira diferente e inovadora de controlar o clima do show, fazer a plateia incluir-se no espetáculo, e deixar tudo o mais bonito possível.

Além disso, a banda fez voar papeis coloridos (que, com a chuva, tiveram bem menos impacto), e usaram roupas e acessórios nos mesmos tons que as luzes, criando uma identidade visual invejável.

Colplay traz pulseiras 'mágicas' para show no Rock in Rio 2022 - Zô Guimarães / UOL - Zô Guimarães / UOL
Coldplay traz pulseiras 'mágicas' para Rock in Rio 2022 e faz espetáculo
Imagem: Zô Guimarães / UOL

Mas e a música?

Coldplay é uma daquelas bandas que praticamente só tem clássicos. Em um show, principalmente de festival, isso é ótimo: empolga os fãs e quem não é fã também, porque vão conseguir cantar e curtir mesmo assim.

A banda fez uma entrega praticamente impecável dos maiores sucessos da banda, levando a multidão a um frenesi enquanto cantava junto, sacudindo as milhares de pulseiras coloridas.

E não foi exatamente fácil tocar: a chuva, que ameaçou o Rock in Rio o sábado inteiro, caiu pesada durante o show do Coldplay. No final da primeira música, os músicos estavam ensopados - principalmente Martin, que cantou na passarela em pleno toró.

Embora isso tenha desconcertado um pouco o cantor, que comentou sobre a chuva, ele não deixou isso abalar o show. Seguiu debaixo d'água, mesmo as gotas atrapalhando a visão e escorrendo pelo queixo, voando quando ele mexia a cabeça. Fez até um sacrifício musical: levou um teclado para a chuva. Tocou e cantou até o instrumento desistir - não aguentou o banho e pifou.

Um momento inesquecível foi quando, no bis, Coldplay apresentou uma versão em português de "Magic", música escolhida para fechar o show. A banda praticou durante alguns dias para conseguir aprender a letra em uma língua que não dominam. O esforço fez a multidão vibrar com a atenção e dedicação do grupo.

A única controvérsia é: eles repetiram músicas. Tanto "Viva La Vida" quanto "A Sky Full os Stars". Enquanto algumas pessoas acham legal a oportunidade de ouvir duas vezes os maiores clássicos do Coldplay, para outras não é legal ouvir duas vezes seguidas a mesma canção. Mais ainda, isso tira um tempo que a banda poderia apresentar faixas diferentes.

Show de milhões

É inegável que os integrantes do Coldplay são verdadeiros showmen. Eles sabem entregar um show em que cada segundo é pensado, ensaiado, sincronizado e feito para agradar o público. Impossível não se divertir com tudo isso, gostando da banda ou não.

Quando pensamos no Rock in Rio, então, um festival com potencial para reunir milhares e milhares de pessoas, todo esse potencial se multiplica.

Os shows pensados para arena, quando bem feitos, são uma noite de entretenimento único e inesquecível. E Coldplay é sobre isso: agradar o máximo possível de pessoas - com músicas, cores, espetáculos e animação.

Rock in Rio 2022: confira fotos do 6º dia dedicado ao pop