Topo

Rock in Rio 2022: com 'Amazonia', Gojira convida indígenas ao palco

Colaboração para Splash, do Rio

02/09/2022 20h41

Gojira, banda francesa, chamou atenção para a causa indígena durante o show no Rock in Rio 2022. A banda, conhecida por defender causas ambientais, apresentou a música "Amazonia", sobre a destruição da Floresta Amazônica.

Gojira chamou atenção para causa indígena no Rock in Rio 2022 -  André Horta / Brasill News -  André Horta / Brasill News
Gojira chamou atenção para causa indígena no Rock in Rio 2022
Imagem: André Horta / Brasill News

Joe Duplantier, vocalista da banda francesa Gojira, pintou o rosto com urucum antes de entrar no palco. Embora tenha feito toda a apresentação com o rosto pintado, apenas no final se pronunciou sobre a causa indígena, logo antes de fechar o show com 'Amazonia':

"A próxima música é muito, muito especial. De certa maneira, envolve vocês aqui do Brasil, e suas lindas terras. Esta música é sobre a destruição da casa dos indígenas [brasileiros] e de outros povos da Floresta Amazônica. Precisamos mudar as coisas. No geral, em muitos lugares deste planeta. Contamos com vocês para defender o que é certo, defender seu povo, seu país, sua natureza. Essa música vai para todos os povos indígenas ao redor do mundo."

O público respondeu com entusiasmo, e aderiu ao coro político que apareceu na maioria das apresentações na noite, contra o presidente Jair Bolsonaro. Foi um dos muitos momentos políticos do Rock in Rio 2022.

Duplantier é ativista contra o desmatamento. Em 2021, participou de protestos contra destruição de florestas e terras indígenas brasileiras, e inclusive foi ao planato central no Distrito Federal.

Rock in Rio: dia do metal abre o festival