Topo

Santa x rebelde: Sandy e Wanessa foram tratadas como rivais por 22 anos

Wanessa e Sandy gravam música "Leve", primeira parceria delas que já foram apontadas como rivais - Divulgação
Wanessa e Sandy gravam música 'Leve', primeira parceria delas que já foram apontadas como rivais Imagem: Divulgação

De Splash, em São Paulo

02/08/2022 04h00

Sandy e Wanessa Camargo têm mais semelhanças do que diferenças. Ambas são cantoras, filhas de sertanejos famosos e têm até a mesma idade: 39 anos! Ainda assim, e talvez justamente por isso, foram tratadas como rivais por décadas. Uma história que começou em 2000, quando pouco se discutia sobre feminismo, sororidade e a rivalidade feminina era um prato cheio para vender revistas e atrair audiência para programas de TV.

Ainda que já tenham negado diversas vezes a inimizade, Sandy e Wanessa colocam uma pá de cal nessa história com o lançamento da primeira música em conjunto, 22 anos depois da estreia de Wanessa no mundo artístico, quando tudo começou.

"Leve" é uma música que faz parte da segunda parte do projeto "Nós Voz Eles", que Sandy fez questão de estrear com a amiga. A música será lançada na próxima quinta-feira (4).

Em nova fase, recém-separada, Wanessa se emocionou ao admitir que a música tem tudo a ver com o momento que ela está vivendo agora. "Pessoas que são conectadas têm uma comunicação extraverbal. Não precisa falar, às vezes a gente só sente", retribuiu Sandy em um vídeo divulgado ontem, três dias antes do lançamento da parceria.

A santa x a rebelde

Wanessa se lançou como cantora em novembro de 2000 com o single "O Amor Não Deixa". Aos 17 anos, a filha de Zezé Di Camargo naturalmente cantava sobre as decepções amorosas típicas da adolescência e conseguiu sucesso logo com sua primeira música.

Na mesma época, Sandy vivia o auge da carreira. Além do sucesso de dez anos na dupla com o irmão, ela estava no ar na Globo com seu próprio seriado: "Sandy e Junior". Eles também comemoravam o sucesso do disco "As Quatro Estações", lançado em outubro de 1999, com 2,8 milhões de cópias vendidas.

sandy x wanessa - Reprodução - Reprodução
Sandy e Wanessa Camargo em capa da revista 'Capricho'
Imagem: Reprodução

Por Sandy ter iniciado a carreira ainda criança, sua imagem era de menina doce e intocável. Seus figurinos mais comportados. E — em um mundo sem redes sociais — sua vida pessoal quase não explorada.

Já Wanessa surgiu profissionalmente na mídia com quase 18 anos, e ficou conhecida por seu lado mais rebelde, sem medo de assumir namoros ou ficadas com famosos. Seu relacionamento com Dado Dolabella rendeu não só clipes, mas também polêmicas capas de revistas, inclusive com flagras do casal brigando.

O fato de ambas serem filhas de cantores famosos também não ajudou. Não faltavam comentários de que Wanessa estaria apenas surfando a onda da fama do pai, Zezé Di Camargo. Seguir a carreira artística como fizeram os filhos de Xororó também era visto mais como oportunismo do que talento nato.

Até mesmo os fãs embarcaram na narrativa e se dividiam entre gostar de Wanessa ou de Sandy. Como se fosse proibido curtir os trabalhos de ambas.

"O mais legal foi ver que os fãs, que também entravam nessa pilha, quando viram a gente fazendo esse movimento [de se aproximar] se libertaram também. Agora eu posso gostar das duas!", comentou Wanessa ao contar que hoje recebe elogios de fãs de Sandy.

No vídeo dos bastidores da gravação de "Leve", Wanessa ainda falou sobre como as duas lidavam com isso. "Sempre falei para você. Eu era muito fã. Sempre fui nos shows, tinha todos os CD's, e você para mim sempre foi um exemplo. Você é um exemplo para toda a nossa geração. E aí me colocaram num lugar que eu pensava 'mas eu não sou tão diferente assim'. Como se fosse para fazer o jogo"

Sandy concorda. "Era para saciar a vontade dessas pessoas. Precisa ter uma intriga, uma rivalidade, um contraponto, um contrapeso." E Wanessa pensa, aliviada, que a rivalidade ficou restrita à boatos. "Isso era mais em revista. Em programa de televisão que a gente tinha que ficar respondendo. Nem tinha rede social para eles [os fãs] fazerem guerra."

Mesmo sem redes sociais, era fácil ver como as imagens eram opostas. Enquanto Sandy declarou que nunca tinha beijado aos 16 anos em uma capa da Capricho, Wanessa admitia na capa da mesma revista um affair com Erik Marmo, um dos galãs de "Malhação".

Em uma participação no programa de Hebe Camargo, antes mesmo de Wanessa se lançar oficialmente na música, a apresentadora provoca as adolescentes com perguntas sobre namoradinhos.

Enquanto Wanessa admite que já tinha levado um garoto em casa para apresentar aos pais [fãs apontam que o rapaz era Leandro, do KLB, na época filho do empresário de Zezé e Luciano], Sandy fica constrangida ao ser questionada se já tinha sido beijada no pescoço.

Com a vida adulta e carreiras consolidadas, ambas fizeram questão de deixar essas imagens para trás e se aproximarem definitivamente. Em 2018, quando estava em turnê pelo Brasil com a primeira parte do projeto "Nós Voz Eles" Sandy chegou até mesmo a receber Wanessa no palco e dividir os vocais em "O Amor Não Deixa" e "A Lenda". Era plantada aí a semente para a parceria mais esperada da música pop do Brasil.