PUBLICIDADE
Topo

Aos 79, Gilberto Gil explica como nasceu turnê em família que virou série

Gilberto Gil vai sair em turnê com família - Reprodução/Twitter
Gilberto Gil vai sair em turnê com família Imagem: Reprodução/Twitter

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

15/06/2022 14h24Atualizada em 15/06/2022 14h59

Prestes a completar 80 anos, Gilberto está pronto para sair em turnê com a família inteira pela Europa. Os shows de "Gilberto Gil & Family - Nós e a Gente" estão programados para percorrer países como Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Marrocos entre o final de junho e julho.

Em coletiva de imprensa, o artista baiano explicou como nasceu a ideia da turnê e como o projeto familiar virou uma série audiovisual. A partir do dia 24, o Amazon Prime Video apresenta "Em Casa com os Gil", série que mescla a linguagem de reality e documentário para mostrar os ensaios da turnê enquanto a família estava confinada durante a pandemia em Araras, na região serrana do Rio de Janeiro.

"Na verdade, foi a Preta (Gil) que sugeriu há alguns anos. Antes da pandemia, ela tinha uma noção razoável das coisas que aconteciam quando a gente excursionava em turnê pela Europa (parte da família fez uma turnê em 2019 pelo continente). Então, ela sugeriu: 'pai, a gente podia ir com a família, ao mesmo tempo, fazer um passeio e cantar por aí. Eu não conheço bem essa coisa de andar pelo mundo'. E eu disse: 'então, vamos embora', relembrou Gil.

"Programamos (a turnê), mas chegou a pandemia e impediu o trabalho que estamos fazendo agora, que é juntar todo mundo, filhos, netos, amigos e colaboradores, e sair cantando por aí pela Europa', continuou o patriarca

O diretor Andrucha Waddington foi o responsável por levar a ideia de Preta para o Amazon Prime Video, que topou acompanhar de perto a turnê. Com a pandemia, os planos mudaram e eles decidiram acompanhar os ensaios, o que gerou a primeira temporada

"Me sinto membro da família. Gil é quase meu pai, meu irmão mais velho, meu irmão tricolor. A gente é parceiro há mais de 30 anos... É uma continuidade de um trabalho. A ideia da Preta se transformou em um projeto abraçado pela Prime Video. A gente estava pronto para sair em turnê e veio a pandemia", explicou o diretor.

"A pandemia criou a primeira temporada. Na verdade, a gente usou esse momento de pânico, em que tudo parou, para ir a esse confinamento em Araras, onde surgiu essa primeira temporada, que é uma mistura de documentário com reality", completou.

Durante o papo, Gil ainda revelou que vê com naturalidade o papel de decisão que desempenha na família. Quando era bem pequeno, disse a mãe que queria ser pai.

"É muito conhecida a frase que eu disse para minha mãe aos três anos quando ela me perguntou o que eu queria ser na vida. Eu teria respondido que queria ser musgueiro (definição para quem quer trabalhar com música) e pai de menino. A ideia da paternidade era inspirada em mim, ainda criança, no modo que a fraternidade se dava na minha família. Então, eu cresci pronto para ser pai. Nasci para ser pai", explicou.

"Em Casa com os Gil"

A primeira temporada da série mostra a convivência familiar durante o isolamento por algumas semanas de pandemia. E conta com a participação de Gil, Flora, Bela, Preta, Flor, Nara, João, Francisco, Bem, José, Marília, Maria, Bento, JP Demasi, Mariá Pinkusfeld, Mãeana e outros integrantes da família.

Juntos, a família Gil fazem um retiro criativo, no qual tocam canções que marcaram gerações e vão estar na turnê, relembram histórias pessoais e debatem temais atuais, como o racismo no Brasil e a forte influência da cultura afro na sociedade. Além disso, mostram os preparativos para o aniversário do cantor e uma festa junina particular.

A segunda temporada já está confirmada e vai ser gravada durante a turnê da família pela Europa. Chamada de "Viajando Com os Gil", ela ainda não tem previsão de lançamento.

Assine o Amazon Prime Video para assistir a 'Em Casa com os Gil'

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo.