Topo

Gilberto Gil tem disco em inglês resgatado e ganha museu virtual no Google

Gilberto Gil foi homenageado com a mostra "O Ritmo de Gil" - Reprodução/Instagram
Gilberto Gil foi homenageado com a mostra "O Ritmo de Gil" Imagem: Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo

14/06/2022 12h22

Gilberto Gil ganhou uma mostra digital que homenageia sua vida e obra. Para celebrar o aniversário de 80 anos do cantor e compositor — que será em 26 de junho —, o Google Arts & Culture, em parceria com o Instituto Gilberto Gil, lançou "O Ritmo de Gil".

A mostra reúne materiais inéditos do artista, com mais de 41 mil imagens e documentos e 900 vídeos e gravações que contam toda sua trajetória. Essa é a primeira vez que o acervo de um artista vivo é disponibilizado na plataforma.

Entre as preciosidades do material está um álbum de 1982, gravado em Nova York, nunca lançado por Gil — e que acabou perdido em sua volta ao Brasil. Agora, sua história chega ao público pela primeira vez.

O material do "disco perdido" foi encontrado durante o processo de curadoria e digitalização dos materiais e revela gravações inéditas do artista, como a música "You Need Love". Nesta seção da coleção, é possível ouvir todas as músicas do álbum inédito e conhecer o contexto de sua produção.

O acervo de "O Ritmo de Gil" contém ainda uma rica coleção de itens da trajetória do artista, e desbrava por meio de documentos, fotos e vídeos da carreira sua influência sobre a cultura brasileira e o cenário musical global.

"A retrospectiva inédita sobre Gil retrata a vida e obra desse artista símbolo da cultura brasileira e do homem cercado de muitos outros artistas, amigos e da família. A partir de hoje, amantes da cultura brasileira, da afro-musicalidade, fãs e admiradores de Gilberto Gil em todo o mundo poderão acessar, à distância de alguns cliques, o tesouro que é sua história", disse a gerente de projetos do Google Arts & Culture Valéria Gasparotti.

A mostra "O Ritmo de Gil" pode ser acessada aqui.