Topo

Mari Palma na era pós-Globo: 'O jornalismo é meu diferencial na internet'

Colaboração para Splash, do Rio

08/06/2022 04h00

"A gente que é jornalista ouve 'você tá maluca?' desde o começo da profissão", contou Mari Palma no "OtaLab" desta semana. A jornalista de 33 anos, que há dois anos deixou a exposição garantida da TV Globo para desbravar novos formatos e caminhos digitais na CNN Brasil, não se arrepende dos passos que tem dado.

"Muitas vezes diminuem as pessoas que estão na internet trabalhando com produção de conteúdo", desabafou Mari, em conversa com Otaviano Costa e o editor de Splash UOL Osmar Portilho. "Ah, ela é jornalista-blogueira, é jornalista-influenciadora, perdeu a missão da profissão?"

As críticas não abalam a jornalista, que esta semana estreou mais um programa na CNN, o "Popverso", que vai ao ar de segunda a sexta-feira no canal da emissora do YouTube às 20h, e às 23h30, na TV a cabo.

Tenho total segurança no caminho que escolhi. E acho que a experiência do jornalismo, a base desse dia a dia, é meu diferencial no universo competitivo da internet, me fortalece. Mas a gente está sempre sendo questionada, faz parte da nossa profissão, não tem jeito.

Mari de segunda a sábado

Apaixonada por cultura pop, Mari Palma parte daí para montar a pauta do "Popverso". "A gente está sempre de olho no entretenimento, mas também no que está acontecendo no mundo, do nosso jeito, com o nosso olhar", explica.

Na emissora, ela divide ainda a apresentação do "Em Alta" com o noivo, o jornalista Phelipe Siani. "Vai ao ar aos sábados, às 22h30. Você aí que está passando tempo no streaming querendo saber o que ver, a gente faz esse trabalho pra você", explicou.

De segunda a sábado tem Mari na CNN.

Vontade de sair correndo

Mari Palma começou a carreira na internet. Como repórter do G1, portal de notícias da TV Globo, passou a aparecer na telinha em 2015, apresentando as notícias mais recentes no "G1 em Um Minuto", dentro do programa "Encontro com Fátima Bernardes".

"Você lembra qual foi a primeira notícia que você leu? Qual era a camiseta que você estava usando". Mari lembra perfeitamente - mas a estreia não foi nada fácil:

E ainda era uma notícia horrível. Dava uma vontade de sair correndo.

Mari aguentou firme, embora não tenha usado uma de suas icônicas camisetas na estreia.

Não estava com nenhuma camiseta divertida, estava com uma camisa branca e um colete jeans, pirque estava com medo das pessoas não gostarem de mim! Rede nacional, ao vivo? aquele medo da rejeição acontece.

Otalab - UOL - UOL
A jornalista Mari Palma no 'OtaLab'
Imagem: UOL

Mari sendo Mari

Mari logo se firmou como apresentadora, com um estilo despojado e pop, distante do jornalismo televisivo tradicional, que fez dela, também, uma influenciadora digital - sua página no Instagram tem hoje 1,6 milhão de seguidores.

Quando eu comecei não imaginava que isso ia crescer dessa maneira. Comecei colocando as coisas que são minhas. Não era nada pensado, não tinha uma coisa estratégica. Era só a Maria sendo a Mari.

O jeitão gente-como-a-gente facilitou a comunicação com o público. "As pessoas mais velhas diziam que viam as filhas e netas em mim, e as mais novas, que se enxergavam em mim", contou. "Eu mesmo não imaginava que isso podia acontecer."

Melhor amigo

Durante a entrevista, a jornalista falou com emoção especial de seu pai, morto em 2021.

Meu pai é meu melhor amigo. Encontrei minha alma da vida no meu pai. Sinto ele em tudo o que eu faço. Meu pai, que era, cego, inspirou tanta gente. E ensina mesmo não estando mais aqui, hoje. É o amor da minha vida, não tem jeito.

"Ficou com o olhinho cheio de lágrima", observou Ota.

Mais que amigos, friends

A vida segue, e Mari celebrará outro grande amor este ano. No programa, a jornalista anunciou que ela e Phelipe Siani se casam ainda em 2022.

A afinidade entre o casal é total. Os dois respiram cultura pop. O programa deu um exemplo ao mostrar a porta do apartamento de Mari, que é idêntico ao de Monica Geller, personagem da attriz Courteney Cox em "Friends", sua série favorita de todos os tempos.

Em breve, porém, esta porta estará de mudança:

Nós vamos casar em agosto e vamos levar a porta. Você está convidado, Otaviano, espero que você vá!

Ota, é claro, aproveitou para fazer seu carnaval e comemorou na cara de Yas Fiorelo:

Agora eu sou friend deles!

otalab - UOL - UOL
Ota emocionado ao ser convidado para o casamento de Mari Palma
Imagem: UOL

'Eu sou Mônica, Phelipe é Chandler'

O programa exibiu o vídeo do pedido de casamento que Phelipe fez para Mari, que copiava uma cena entre Monica e Chandler, na série. Ota quis saber: "quem é quem no casal?"

Eu sou a Monica, porque sou extremamente controladora, adoro organização. E o Phelipe faz piada quando está desconfortável. Ele é claramente o Chandler.

OtaLab

O "OtaLab", o programa de internet que parece TV, pode ser acompanhado pelos canais do Splash no YouTube, Twitter e Facebook. Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui.