Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


'Dá mais trabalho quando não fala', diz atriz que vive Muda em 'Pantanal'

Bella Campos fala das dificuldades de viver Muda em "Pantanal" - Globo/João Miguel Júnior
Bella Campos fala das dificuldades de viver Muda em "Pantanal" Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

15/05/2022 04h00

Desde que "Pantanal" estreou, as redes sociais ficaram abarrotadas de memes com a Muda, personagem de Bella Campos na novela. Mas se engana quem pensa que a atriz teve menos trabalho que os colegas não tendo falas.

Em papo com Splash, Bella comemora sua estreia em grande estilo nas novelas, fala da conexão antiga que tem com a região do Pantanal e explica o segredo para transmitir todas as emoções sem as palavras.

Atuar sem falas dá trabalho!

Na trama, Muda é, na verdade, Rute, que finge não conseguir falar para seguir seu plano de vingança contra a família Marruá. Apesar dos memes brincando que Bella estaria relaxando sem falas, a atriz afirma que a característica da personagem fez seu trabalho dobrar.

Tive que me esforçar mais quando ela não falava. Dá mais trabalho quando ela não fala. No roteiro, não tenho falas. Se chegasse em cena e ficasse parada, o público não entenderia
Bella Campos

Bella, então, criou falas imaginárias para Muda, pensando no que ela falaria ou pensaria em cada momento. "Imprimi o roteiro, peguei papel e caneta e fui escrevendo. Foi um trabalho duplo. Brinquei de autora!", diz.

"Tinha que estar muito conectada com a personagem. Liberar o corpo para que transmitisse cada mensagem. Fiz o desafio comigo mesma de ficar em casa sem falar, sair na rua sem falar. É uma comunicação diferente de tudo. Foi muito mais trabalhoso", lembra.

"Ship" com a Juma

Quem diria que de um plano de vingança e morte poderia nascer uma linda amizade e até uma possibilidade de romance? Pelo menos na cabeça de alguns fãs da novela.

A relação tempestuosa entre Muda e Juma (Alanis Guillen) acabou sendo "shippada" por alguns espectadores que viram uma faísca de paixão entre as duas.

"Comecei a perceber que a Muda é uma pessoa muito sedutora. Ela cativou a Juma pelo olhar, pelo jeito. Não foi algo pensado, não imaginei que o público fosse enxergar dessa forma. Achei curioso o público ter tido essa visão", opina Bella.

rtggtgt - João Miguel Jr/Divulgação/TV Globo - João Miguel Jr/Divulgação/TV Globo
Bella Campos acredita na força da amizade entre Muda e Juma
Imagem: João Miguel Jr/Divulgação/TV Globo

A atriz acredita que a conexão entre as duas será capaz de superar toda a trama de vingança que as cerca e torce para que Juma seja capaz de perdoar Muda.

"Não considero a Muda uma vilã. Ela tem esses traços, frutos da dor e das feridas da vida. O trauma que a Muda passou foi muito grande, ela não esquece de um dia para o outro. Eu gosto da complexidade da relação das duas. O que elas sentem uma pela outra é muito puro e mais forte que qualquer vingança. Elas vão conseguir atravessar esse rastro de sangue", diz.

Passado pantaneiro

Nascida em Cuiabá, no Mato Grosso, Bella já conhece o Pantanal desde a infância. Nada mais simbólico do que ter o local como marca de sua estreia nas novelas.

Olho para as fotos e lembro das coisas. Eu estava lá pequenininha e faço parte desse lugar. Voltar para contar essa história é muito gratificante. Faz parte de quem eu sou. Fazia muito tempo que não ia.

trgvrere - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Leandro Lima, Bella Campos e Alanis Guillen em bastidores de 'Pantanal'
Imagem: Reprodução/Instagram

Bella se diz feliz de trabalhar ao lado de atores tão consagrados e poder ver o sucesso da trama original se repetindo 30 anos depois.

"O público embarcou com a gente, nos acolheu. É um momento difícil no nosso país, estamos passando por várias crises políticas. Fazer um trabalho como esse, trazendo cultura para dentro de casa, mostrando tantos lugares desse Brasil gigante que poucos têm acesso é uma sensação de dever sendo cumprido", conclui.