Topo

OPINIÃO

Com 'Pantanal', o Brasil está apaixonado por novelas de novo

Colaboração para Splash, em São Paulo

10/05/2022 15h00

"Pantanal" resgatou o hábito dos brasileiros de acompanhar novelas na frente da televisão sem querer perder nenhum capítulo. O Splash Vê TV de hoje comenta as razões de o país estar apaixonado pela trama do horário nobre da TV Globo.

Uma delas é o fato de se tratar de uma história que toca no imaginário popular da população, a partir do homem que vira uma cobra sucuri (Velho do rio) e da mulher que vira uma onça (Juma).

Além disso, a maioria das pessoas hoje estão nos centros urbanos e na novela encontram um escapismo, uma paz que a gente normalmente não tem e que estava ainda mais difícil na pandemia. Cristina Padiglione, colunista da Folha

Para o remake da novela originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1990, seu neto Bruno Luperi adaptou o texto da história que aprofunda o encontro entre as famílias Leôncio e Marruá.

A nova versão traz diálogos que abordam discussões como homofobia, machismo e até a superficialidade das redes sociais. Esses elementos somados à possibilidade de acompanhar a novela no streaming, o Globoplay, atraiu um público mais jovem para a novela.

Eu tenho 24 anos e não assisti a primeira versão. Mas acho que é justamente por isso que tô gostando tanto. Muh Pereira, ouvinte do podcast "Splash Vê TV"

A novela que se divide entre o Pantanal Sul-Mato-Grossense e o Rio de Janeiro também traz um elenco com características bastante distintas dos atores da primeira versão, o que foi uma surpresa positiva para quem acompanhou a versão original.

É difícil entregar um remake que contemple a mesma sensação de êxtase da primeira versão com um elenco totalmente diferente. Tirando o Almir Sater, que é praticamente um elo entre as duas versões, é formidável como eles conseguiram distanciar, inclusive, o tipo físico das pessoas e trazer um trabalho tão bom ou até melhor que o da primeira versão. Cristina Padiglione

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.