Topo

Pantanal

Tudo sobre a novela da Globo


Caco Ciocler revela insegurança em estreia em 'Pantanal': 'Muito distante'

Karine Telles e Caco Ciocler vivem Madeleine e Gustavo na segunda fase de "Pantanal". Psicólogo terá conflitos com José Leôncio - Globo/João Miguel Júnior
Karine Telles e Caco Ciocler vivem Madeleine e Gustavo na segunda fase de 'Pantanal'. Psicólogo terá conflitos com José Leôncio Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

17/04/2022 04h00

No ar em "Pantanal" como o psicólogo Gustavo na segunda fase, o ator Caco Ciocler, de 50 anos, não para. Enquanto grava a novela, sua primeira desde "Éramos Seis", em 2019, ele também se divide entre as filmagens do longa "O Meu Sangue Ferve por Você", que vai contar a história de amor entre Sidney Magal (Filipe Bragança) e sua esposa, Magali (Giovana Cordeiro).

No filme, Caco interpreta o empresário do artista, que tenta manter a carreira de Magal sempre em primeiro plano, e é contra o seu envolvimento com a amada. Em "Pantanal", no entanto, a história é diferente: mestre em análise comportamental, ele nutre uma ingrata paixão por Madeleine (agora, vivida por Karine Telles) e sempre atende aos desejos dela, incapaz de enxergar com clareza os seus próprios problemas.

Para ele, a entrada da novela na segunda fase veio recheada de expectativas, sobretudo considerando o sucesso do elenco inicial, que contou com Bruna Linzmeyer, Renato Góes e Leticia Salles.

"Ficamos muito nervosos com o lançamento da segunda fase de 'Pantanal', porque a primeira fase foi um supersucesso, com um baita Ibope", revela Caco, em entrevista a Splash. "Então, existe essa expectativa não só em nós, mas também no público."

Pantanal - Globo/João Miguel Júnior - Globo/João Miguel Júnior
Caco Ciocler demorou a reconhecer seu Gustavo durante primeira fase de 'Pantanal'
Imagem: Globo/João Miguel Júnior

Segundo o ator, ele demorou um pouco para conseguir se encontrar dentro do personagem, quando vivido por Gabriel Stauffer. Vale lembrar que, ainda dentro da primeira fase da novela, houve uma passagem de tempo de cerca de oito anos.

"Quando aconteceu aquela pequena mudança de fase, ainda nessa primeira fase, achei que os personagens ficaram mais parecidos com o que a gente estava fazendo", confessa.

"No começo, estava achando a Madeleine e o Gustavo muito diferentes, muito distantes. Quando passaram-se dez anos, a Madeleine ficou muito próxima, e isso me tranquilizou. Mesmo assim, é sempre uma responsabilidade de segurar o Ibope e não ser uma decepção. Mas acho que vai ser legal."

Personagem diferente

pantanal - Reprodução/Globo/João Miguel Júnior - Reprodução/Globo/João Miguel Júnior
José de Abreu fez o personagem Gustavo nas duas fases em 1990; na segunda fase Caco Ciocler faz o papel
Imagem: Reprodução/Globo/João Miguel Júnior

Na trama original da década de 1990, Gustavo acaba deixando a novela após a morte de Madeleine em um acidente de avião, já na segunda fase.

O acidente, que aconteceu porque a atriz Ítala Nandi precisou deixar o folhetim, não deve acontecer da mesma forma na adaptação feita por Bruno Luperi. Isso significa que é possível que o personagem de Caco siga na novela até os capítulos finais.

Antes vivido por José de Abreu, Gustavo tinha um ar mais de mocinho. Agora, poderá entrar em conflitos com José Leôncio (Marcos Palmeira) por ciúmes de Madeleine, ganhando mais destaque conforme a evolução da trama.