Topo

Ensaio atrás do palco: os bastidores do tributo a Taylor Hawkins no Lolla

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/04/2022 14h52

No Splash Show de hoje (1), Theo Van Der Loo, integrante da banda Ego Kill Talent, comentou sobre os bastidores do tributo a Taylor Hawkins no encerramento do Lollapalooza deste ano.

O festival precisou agir rápido para substituir o show dos Foo Fighters, que cancelaram a turnê pela América do Sul após a morte do baterista.

O Ego Kill Talent tinha uma proximidade com a banda norte-americana por já terem feito uma turnê pela América Latina e por terem gravado um de seus álbuns utilizando os equipamentos de Dave Grohl e companhia, incluindo a bateria de Taylor.

O Emicida me ligou e disse: 'vem para cá, que tem uma sala montada atrás do palco. Vocês podem ensaiar e fazer o que quiserem'. Nós fomos e foi muito difícil porque fazia dois anos que a gente não tocava por causa da pandemia e ainda estava caindo a ficha de que o Hawkins morreu.

Theo, que nunca havia tocado uma música dos Foo Fighters com os colegas de banda, já atuou como produtor do festival de música SWU e avalia que o tributo foi a melhor solução do Lolla para substituir a apresentação do Foo Fighters em pouco tempo. Segundo ele, o festival ainda terá que lidar com os prejuízos financeiros.

Muitas vezes a banda tem seguro e de qualquer forma vai ter que devolver o dinheiro por não ter feito o show e o festival arca com os prejuízos que teve, como a devolução dos ingressos. Mas agora deve vir uma enxurrada de processos também e a direção vai ter que lidar com isso.

Homenagem a Taylor Hawkins começou com vídeo com imagens do baterista - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Homenagem a Taylor Hawkins no Lollapalooza Brasil.
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Quem também participou do tributo foi o grupo de rap rock Planet Hemp. O vocalista BNegão falou como foi a recepção do público roqueiro, que criticou bastante a escalação dos artistas que substituíram o show dos Foo Fighters. Durante a apresentação no palco principal, o grupo fez um protesto contra a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de proibir manifestações políticas no festival.

Nós estávamos em um lugar que não era originalmente nosso, mas a galera chegou junto do início ao fim. Nirvana e Foo Fighters foram nossas influências e foi sensacional.

'Splash Show com Zeca Camargo'

Apresentado por Zeca Camargo toda quinta e sexta, o "Splash Show" assume sua pegada mais pop, discutindo os assuntos que estão bombando nas séries, nos filmes e também na música. O programa vai ao ar às 13h no YouTube de Splash.