Topo

Quem é Rogério Skylab, que 'previu' problemas no Flow antes do caso Monark

Rogério Skylab - Evelso de Freitas/BOL
Rogério Skylab Imagem: Evelso de Freitas/BOL

De Splash, em São Paulo

12/02/2022 14h12

Uma declaração do cantor Rogério Skylab durante participação no Flow Podcast, em janeiro de 2020, viralizou nas redes sociais após o apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, fazer uma declaração sobre o nazismo no programa e ser desligado definitivamente do podcast.

Durante o diálogo com Monark e Igor Coelho, que apontaram ser um "papo descontraído" no estúdio, Skylab destacou na ocasião que o programa não era apenas uma conversa informal.

Ele lembrou que a dupla precisava ter "responsabilidade" em relação ao que era falado no podcast.

"Não é um botequim. Tem uma multidão vendo lá fora, cara. Você querendo ou não, formado ou não, isso é um programa jornalístico, porra. É uma conversa livre? Sim, mas é jornalístico. Fod*-se, tem uma multidão vendo. Tudo o que se fala aqui tem uma responsabilidade", alertou o cantor há dois anos.

E ele estava certo.

Quem é Rogério Skylab?

Rogério Skylab tem 65 anos e é conhecido por suas canções minimalistas e letras cheias de pessimismo, escatologia e figuras sexuais. Entre as mais famosas estão "O meu pa* fica duro", "Matador de Passarinho", "Dedo no C* e Gritaria" e "P*ta".

Seu disco mais recente, "Caos e Cosmos, Vol. 1", foi lançado no ano passado. Ele ainda tem uma série de discos chamada "Trilogia do C*": "O Rei do C*" (2018), "Nas Portas do C*" (2019) e "Crítica da Faculdade do C*" (2019).

Funcionário do Banco do Brasil durante 28 anos, Skylab levava a vida de músico em segundo plano até que em 1991 participou de um festival em Juiz de Fora (MG) e ganhou em primeiro lugar com "Samba do Skylab". Foi daí que adotou seu nome artístico.

Com o prêmio do festival, ele gravou seu primeiro disco e passou a fazer muito sucesso ao longo dos anos 1990, principalmente por suas participações no programa de Jô Soares.

Em 2014, em entrevista ao UOL, Skylab admitiu que gostaria de ser levado mais a sério e que desaprovava a imagem cômica criada por Jô Soares.

"Minha imagem artística está muito ligada à minha participação no Jô. E ele sempre leva as entrevistas para um tom de humor. Então, entendo que o público de um modo geral, aquele que não conhece o meu trabalho, acaba comprando essa imagem do humor, que eu sempre fui contra", contou.

Apesar disso, o cantor disse ter gratidão pelo apresentador, que está longe da TV desde 2016. "Mas não fico com raiva dele, de forma nenhuma. Isso foi importantíssimo para divulgar meu trabalho."

Como cantor, compositor e produtor, Rogério Skylab tem dezenas de discos e trilogias lançados ao longo de três décadas, entre 1991 e 2021.

Como poeta e ensaísta, tem dois livros próprios: "Debaixo das Rodas de um Automóvel" (2006) e "Lulismo Selvagem" (2020). Ele ainda colaborou no livro "Relato para o livro Zappa - Detritos Cósmicos" (2007), de Fabio Massari.

Skylab também foi apresentador do programa "Matador de Passarinhos", exibido no Canal Brasil entre 2012 e 2014. E fez papel de um professor no filme "Como se Tornar o Pior Aluno da Escola", em 2017.