Topo

Por que entrevista de cantor no Flow viralizou após demissão de Monark?

Monark foi demitido do "Flow Podcast" após apologia ao nazismo - Reprodução/Youtube
Monark foi demitido do 'Flow Podcast' após apologia ao nazismo Imagem: Reprodução/Youtube

De Splash, em São Paulo

11/02/2022 18h07Atualizada em 12/02/2022 12h27

Uma declaração do cantor Rogério Skylab durante participação no Flow Podcast, em janeiro de 2020, viralizou nas redes sociais após o apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, fazer uma declaração sobre o nazismo no programa.

O youtuber defendeu a existência de um partido nazista reconhecido por lei no Brasil, indicando ainda que as "pessoas têm o direito de ser idiotas".

Veja abaixo o trecho da entrevista de Skylab que correu as redes sociais nesta semana, após a declaração do youtuber no Flow:

Durante o diálogo com Monark e Igor Coelho, que apontaram ser um "papo descontraído" no estúdio, o também ator e compositor destacou na entrevista realizada há mais de dois anos que o programa não é apenas uma conversa informal.

Ele lembrou que a dupla precisava ter "responsabilidade" em relação ao que era falado no podcast.

Não é um botequim. Tem uma multidão vendo lá fora, cara. Você querendo ou não, formado ou não, isso é um programa jornalístico, porra. É uma conversa livre? Sim, mas é jornalístico. Fod*-se, tem uma multidão vendo. Tudo o que se fala aqui tem uma responsabilidade.
Rogério Skylab

O cantor voltou a participar do podcast em agosto de 2021. O vídeo da primeira entrevista dada por Skylab ao programa foi lembrado em publicações no Twitter após a demissão de Monark, anunciada na última terça-feira (8). O youtuber também não faz mais parte da sociedade que administra os Estúdios Flow.

O público destacou que as afirmações do cantor serviram de "aviso" ao apresentador. "Skylab estava certo o tempo todo", lembrou uma das pessoas que compartilharam o conteúdo na rede social.

Hoje, o Flow Podcast comunicou mudanças internas em uma carta aberta ao público e informou que está "colaborando com as autoridades" após as declarações de Monark.

O caso

A defesa da existência de um partido nazista dentro da lei por Monark foi feita durante transmissão ao vivo, na última segunda-feira (7), na qual eram entrevistados os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB).

"A esquerda radical tem muito mais espaço que a direita radical, na minha opinião. As duas tinham que ter espaço, na minha opinião [...] Eu acho que o nazista tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei", afirmou o apresentador.

Ele foi rebatido por Tabata logo após a declaração, mas insistiu no argumento questionando a parlamentar. "As pessoas não têm o direito de ser idiotas?", perguntou.

A repercussão negativa da declaração fez o Flow Podcast perder patrocinadores e, como consequência, o podcaster foi desligado do projeto. Igor Coelho — apresentador e sócio do projeto — confirmou em live que comprou a parte do apresentador na sociedade.

Não é de hoje que Monark causa polêmica por uma conduta reprovável. Ano passado, ele perguntou no Twitter se "ter uma opinião racista é crime" e ainda comparou homofobia com a escolha do indivíduo tomar um refrigerante.

A assessoria do Flow informou a Splash que os únicos sócios agora são Igor Rodrigues Coelho e Gianluca Santana Eugenio.