Topo

'Bebê do Nirvana' exige retirada da capa de Nevermind em novas versões

Spencer Elden, o bebê do "Nevermind", posa com a capa do disco - Reprodução
Spencer Elden, o bebê do 'Nevermind', posa com a capa do disco Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

24/09/2021 09h32Atualizada em 24/09/2021 09h32

Spencer Elden, que ficou mundialmente famoso após estampar a capa do álbum "Nevermind", do Nirvana, em 1991, exige da gravadora Universal Music que não reproduza mais a foto do bebê na piscina em futuras capas de álbuns.

Hoje, "Nevermind" comemora 30 anos de lançamento, sendo um marco na história da música. Elden já entrou com processo contra a imagem em que em acusa a banda de exploração sexual infantil. Ele é representado pela advogada Maggie Mabie.

Isso é parte de um esquema montado para vender discos, e foi uma coisa que eles fizeram como estratégia de marketing. Então é exploração da pornografia infantil, e eles sabiam quando fizeram. É por isso que resultou em tantos álbuns vendidos. Maggie Mabie

Em entrevista ao site estadunidense TMZ, a advogada afirmou que Elsen passa por um constrangimento com "atenção indesejada" em todas os aniversários de "Nevermind". Hoje, seu temor era seu cliente ser "submetido ao desprezo público e ao ridículo".

Nevermind - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
O disco "Nevermind", do Nirvana, mudou a cara do rock
Imagem: Reprodução/Instagram

O rapaz pede para que a gravadora não use mais a sua imagem em futuras capas de álbum, como as várias reedições multiformato que serão lançadas a partir de 12 de novembro em comemoração aos 30 anos.

Segundo o TMZ, o material envolve 94 faixas de áudio e vídeo, com 70 inéditas, disponibilizadas nas plataformas digitais, CD e vinil de disco único, todas remasterizadas.

Na época, Elsen foi fotografado aos quatro meses de idade, nu, nadando em direção a uma nota de um dólar. Ele nunca escondeu que tinha dificuldades para aceitar a sua relação com o histórico álbum do Nirvana, mas já a reproduziu nos 25 anos de lançamento.

Elsen é artista e estuda no Art Centre College of Design, em Pasadena, e vende seus quadros por preços que variam entre 120 e 180 dólares em seu site oficial. Mesmo com o processo, ele tem uma tatuagem de "Nevermind".

Nevermind - John Chapple/Reprodução - John Chapple/Reprodução
Spencer Elden recria capa do 'Nevermind' para os 25 anos de lançamento do disco
Imagem: John Chapple/Reprodução