PUBLICIDADE
Topo

Bebê de 'Nevermind' hoje é artista e prefere The Clash ao Nirvana

Spencer Elden recria capa do "Nevermind" para os 25 anos de lançamento do disco - John Chapple/Reprodução
Spencer Elden recria capa do 'Nevermind' para os 25 anos de lançamento do disco Imagem: John Chapple/Reprodução

Laysa Zanetti

De Splash, em São Paulo

25/08/2021 12h00

Antes mesmo de ter consciência de quem era ou do que estava realmente acontecendo, Spencer Elden protagonizou esta que se tornaria uma das capas de discos mais memoráveis e reconhecidas da história.

Agora, ele processa o Nirvana por exploração sexual infantil pela lendária arte do "Nevermind" (1991).

Spencer Elden, o bebê do 'Nevermind', posa com a capa do disco - Reprodução - Reprodução
Spencer Elden, o bebê do 'Nevermind', posa com a capa do disco
Imagem: Reprodução

Nascido em 7 de fevereiro de 1991, Elden nunca escondeu que tinha dificuldades para aceitar a sua relação com o histórico álbum do Nirvana.

Ele tinha apenas quatro meses de idade quando seus pais receberam uma ligação do fotógrafo Kirk Weddle, perguntando se o bebê poderia fazer parte da sessão de fotos para o segundo álbum da banda, até então praticamente desconhecida. A foto demorou exatos 15 segundos para ser feita, segundo o fotógrafo, e seus pais receberam 200 dólares de cachê —cerca de R$ 1045.

"Olhando para trás, parece meio estúpido dar entrevistas sobre isso, porque eu não tinha relação alguma com a coisa toda, mas ao mesmo tempo tinha tudo a ver. É esquisito se sentir parte da glória de outra pessoa —quando você se dá conta, já está no epicentro daquilo", contou em entrevista para revista Time em 2016.

Bastidores da sessão de fotos do 'Nevermind', do Nirvana - Kirk Weddle/Reprodução - Kirk Weddle/Reprodução
Bastidores da sessão de fotos do 'Nevermind', do Nirvana
Imagem: Kirk Weddle/Reprodução

Embora seja reservado, Elden, que prefere o The Clash ao Nirvana, já chegou a participar de algumas sessões de fotos recriando a capa do álbum. No aniversário de 25 anos do "Nevermind", ele declarou ao jornal New York Post:

O aniversário significa algo diferente para mim. É estranho ter feito isso por cinco minutos quando eu era um bebê, e isso ter se tornado uma imagem tão icônica.

Spencer Elden no estúdio com seus quadros, em 2016 - Reprodução - Reprodução
Spencer Elden no estúdio com seus quadros, em 2016
Imagem: Reprodução

Hoje um artista que mora na Califórnia, Elden estuda no Art Centre College of Design, em Pasadena, e vende seus quadros por preços que variam entre 120 e 180 dólares em seu site oficial. Nos últimos anos, ele chegou a estudar com o artista de rua contemporâneo Shepard Fairey, que considera um mentor.

Apesar do processo movido contra a banda, Spencer ele tem uma tatuagem do "Nevermind" estampada no peito, que não deixa que ele se esqueça da sua relação com a história do grunge.