Topo

O que você precisa lembrar antes de ver a temporada 5 de 'La Casa de Papel'

Nairóbi (Alba Flores) em cena da parte 4 de 'La Casa de Papel'
Nairóbi (Alba Flores) em cena da parte 4 de 'La Casa de Papel'
Divulgação/Netflix

De Splash, em São Paulo

03/09/2021 04h00

Um ano e meio se passou desde a estreia da parte 4 de "La Casa de Papel". A série voltou hoje à Netflix com a primeira parte da sua 5ª e última temporada, que ganha mais cinco episódios em 3 de dezembro. Tanta coisa aconteceu nesse período que fica difícil lembrar o que rolou na última temporada.

Continua depois da publicidade

Antes de assistir, que tal refrescar a memória?

A temporada já começa cheia de emoção com o bando tentando salvar Nairóbi, que foi alvo de um atirador após a polícia usar o filho dela como isca para atraí-la para uma das janelas do Banco da Espanha. A assaltante é operada pelos próprios colegas dentro do banco e é salva.

Tamara Arranz/Divulgação/Netflix - Tamara Arranz/Divulgação/Netflix
Imagem: Tamara Arranz/Divulgação/Netflix

Em paralelo, conhecemos Marselha, maior aliado do Professor fora do banco. É ele que encontra o líder e o salva de um touro feroz. Ele também despista a polícia com sinais falsos de celular. Marselha circula facilmente como anônimo assim como o Professor nas primeiras temporadas.

Reprodução/Netflix - Reprodução/Netflix
Imagem: Reprodução/Netflix
Continua depois da publicidade

Do lado de fora, o Professor está aflito após perder contato com Lisboa e acha que a parceira foi morta pela polícia. Mas a ex-inspetora Raquel Murillo estava viva, foi levada para a tenda da polícia e passou por um interrogatório de 30 horas com a inspetora Alícia Serra, que ainda está grávida.

Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

No banco, o clima entre os assaltantes é de tensão, e Palermo vira a casaca, ajudando Gandía, o chefe de segurança da instituição, a se livrar das algemas de refém. Ele então tem acesso a uma espécie de sala do pânico cheia de armas e de onde consegue se comunicar com a polícia do lado de fora.

Tamara Arranz/Netflix - Tamara Arranz/Netflix
Gandía, o chefe de segurança do Banco da Espanha
Imagem: Tamara Arranz/Netflix

É aí que a guerra realmente começa. Gandía conhece muito bem os esconderijos e está armado até os dentes. Ele ataca os assaltantes e se aproveita da fragilidade de Nairóbi, que ainda se recupera da sua cirurgia, para fazê-la de refém. O segurança acaba matando a assaltante com um tiro na cabeça.

Continua depois da publicidade

A morte de Nairóbi desestabiliza completamente o bando. Mas do lado de fora o Professor descobre que Lisboa está viva e põe um plano B em ação, o Plano Paris. É aí que novos integrantes, como a falsa refém Manila, prima de Denver, se juntam ao grupo. Palermo também reassume o controle.

TAMARA ARRANZ/NETFLIX  - TAMARA ARRANZ/NETFLIX
Úrsula Corberó, a Tóquio, Itziar Ituño, a Lisboa, e Esther Acebo, a Estocolmo
Imagem: TAMARA ARRANZ/NETFLIX

Quem se lembra de Rio refém da polícia, lá na terceira temporada? Na quarta, o caçula da equipe grava um vídeo denunciando a tortura que sofreu nas mãos de Alicia Serra, da polícia e de autoridades da Espanha. O vídeo é veiculado publicamente e a inspetora passa a ser investigada. O povo se revolta.

Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Rio mostra tensão em cena da parte 4 de La Casa de Papel
Imagem: Divulgação/Netflix
Continua depois da publicidade

Na reta final da gravidez e afastada da operação, Alicia resolve agir por conta própria. Ela localiza o esconderijo do Professor e o pega desprevenido. Os dois ficam cara a cara e a nova inspetora tem a chance de se redimir com a polícia caso entregue o líder dos assaltantes. Mas o embate para aí.

Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
A inspetora Alicia Sierra
Imagem: Divulgação/Netflix

Enquanto isso, o plano Paris funciona e Lisboa consegue entrar no banco disfarçada de policial. Ela está uniformizada e quem pilota o helicóptero que a deixa no teto da instituição é Marselha. Com bastante conhecimento técnico sobre os rivais, já que é ex-inspetora, ela chega para agregar ao bando.

Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix

A quarta temporada termina com bandidos e polícia ainda em conflito, mas com os assaltantes com sede de vingança pela morte do coração do grupo: Nairóbi. É a partir daí que a quinta temporada começa com muito tiro, porrada e bomba.

Continua depois da publicidade