Topo

Gringo, mas brasileiro: astro de 'Riverdale' vira carioca malandro em filme

Chris Mason, ator britânico, trabalhou no filme "O Auto da Boa Mentira"
Chris Mason, ator britânico, trabalhou no filme "O Auto da Boa Mentira"
Helena Barreto/divulgação

De Splash, em São Paulo

06/05/2021 04h00

O divertido filme "O Auto da Boa Mentira" já está em cartaz nos cinemas brasileiros e tem muito a ver com Brasil, mas com um toque gringo. O ator britânico Chris Mason, um dos astros da série teen "Riverdale", teve de aprender a malandragem carioca para o papel de Pierce.

O longa-metragem conta quatro histórias inspiradas nos "causos" de Ariano Suassuna, o escritor fascinado pela mentira. Chris Mason está na terceira: seu personagem é um gringo bem relacionado em uma favela do Rio de Janeiro que cria confusão ao mentir para dar uma desculpa a um amigo.

Continua depois da publicidade

Sob direção de José Eduardo Belmonte, o elenco também tem Leandro Hassum, Nanda Costa, Renato Góes, Cássia Kis, Jackson Antunes, Serjão Loroza, Jesuíta Barbosa, Cacá Ottoni, Luis Miranda e Johnny Massaro. Mas nenhum destes atores teve um desafio tão grande quanto Chris Mason.

Helena Barreto/divulgação - Helena Barreto/divulgação
Chris Mason (centro) interpretou Pierce, um gringo que trabalha como guia turístico no Rio
Imagem: Helena Barreto/divulgação

Chris correu para aprender a dizer as frases em português, tentando imitar o autêntico estilo carioca.

Amo o português brasileiro, é lindo. É muito mais complexo que o espanhol, com mais poesia e melodia. A parte mais difícil para mim foi aprender o ritmo carioca.
Chris Mason a Splash

Pierce tem o charme de um gringo que tenta ser malandro, mas acaba quase causando uma guerra na comunidade com uma mentira boba.

Sabe aquela desculpinha furada que você já deu para um amigo por não ter ido para a casa dele? Imagine se essa mentira quase causasse a morte de alguém? Cruz credo.

Continua depois da publicidade
Helena Barreto/divulgação - Helena Barreto/divulgação
A mentirinha de Pierce (Chris Mason) quase causou uma enorme injustiça na comunidade
Imagem: Helena Barreto/divulgação
Achei o trabalho de Ariano Suassuna fantástico. É tão engraçado e honesto com a vida! Pessoas mentem sem intenção de machucar, mas definitivamente há um perigo na mentira.
Chris Mason a Splash

Além do encanto pela história divertida que tinha em mãos, Chris também amou trabalhar em solo brasileiro. É ótimo atuar em projetos como "Riverdale", mas não é todo dia que se pode sair do estúdio e ir direto para o futevôlei na praia.

Aliás, o professor de futevôlei dele foi Cláudio Adão!

O ex-atacante jogou nas décadas de 1970 a 1990 e é um dos poucos que já defenderam as camisas dos quatro grandes do Rio —Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco.

Laís Torres/CBF/divulgação - Laís Torres/CBF/divulgação
Cláudio Adão jogou por Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco
Imagem: Laís Torres/CBF/divulgação
Continua depois da publicidade
Todos que eu conheci no Rio foram ótimos... estavam sempre atrasados, mas são ótimos [risos]. Eu sou um grande fã de futebol, então eu acordava e ia jogar futevôlei na praia.
Chris Mason a Splash

Mas quando veremos "Riverdale" filmada no Brasil?

Se dependesse de Chris, seria para ontem. Ele adora nosso país e tem contato próximo com a atriz Camila Mendes, que é brasileira e faz parte do elenco da série com ele.

Camila adorou ver um britânico, que trabalha nos EUA, gravando no Brasil. Se eu fosse roteirista de 'Riverdale', levaria a série ao Brasil! Mas o filme deixará vocês orgulhosos.
Chris Mason a Splash
divulgação - divulgação
"O Auto da Boa Mentira" já está em cartaz nos cinemas brasileiros
Imagem: divulgação