Topo

Como Gilberto do 'BBB 21': quem são os mórmons e no que creem?

Gilberto Nogueira, o Gildo, participa do 'BBB 21'
Gilberto Nogueira, o Gildo, participa do 'BBB 21'
Reprodução/ Instagram

Do UOL, em São Paulo

25/01/2021 21h18

Gilberto Nogueira, 29 anos, é um dos participantes do grupo Pipoca no "BBB 21" e gerou curiosidade por se declarar mórmon e gay —apesar de dizer que namorou apenas mulheres.

Mas o que é ser mórmon? Poderá o novo brother se jogar nas festas do 'BBB'?

Continua depois da publicidade

"Igreja mórmon" é como ficou conhecida a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, difundida pelo norte-americano Joseph Smith nos anos 1830. Smith, quando jovem, teria tido a visão divina de reorganizar a fé cristã.

Joseph Smith, esse rapaz:

"Igreja mórmon" é um apelido dado à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, fundada pelo norte-americano Joseph Smith nos anos 1830. - Creative Commons - Creative Commons
Imagem: Creative Commons

Além da Bíblia, os mórmons têm como guia espiritual o "Livro de Mórmon", que teria sido traduzido por Smith de inscrições proféticas. Ele seria um capítulo posterior ao Novo Testamento, reunindo histórias de cristãos nas Américas e revelações que Smith teria recebido de Deus.

Segundo a obra, Jesus Cristo teria atravessado o oceano depois da ressurreição e vivido nas Américas durante 40 dias, operando milagres e orientando seguidores.

Além da Bíblia, os mórmons têm como guia espiritual o "Livro de Mórmon", escrito por Smith, que traz histórias de cristões nos EUA e supostas revelações de Deus ao autor. - Creative Commons - Creative Commons
Imagem: Creative Commons
Continua depois da publicidade

Os mórmons são conhecidos pelo alto senso de comunidade entre seus pares.

Entre suas regras estão a proibição do consumo de álcool e de drogas.

Brothers brindam na última festa do BBB 20 - Reprodução/GlobosatPlay - Reprodução/GlobosatPlay
Imagem: Reprodução/GlobosatPlay

A igreja prega também a castidade antes do casamento.

A religião condena as relações homossexuais. E Gilberto diz que esse foi um dos motivos pelos quais se afastou. Mas, segundo eles, é ok sentir atração por pessoas do mesmo sexo, contanto que a castidade seja mantida.

Continua depois da publicidade
As laterais das cabeças de Vanessa e Clara, participantes do BBB13, também eram modinhas do reality show - Globo / Frederico Rozario - Globo / Frederico Rozario
Imagem: Globo / Frederico Rozario

Vanessa e Clara foram um casal no "BBB 14"

Além disso, palavrões são mal vistos pelos frequentadores da igreja, assim como jogos de azar.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto desta matéria, Joseph Smith, de acordo com a fé, não foi responsável por escrever o "Livro de Mórmon', mas de traduzi-lo a partir de textos sagrados. A informação já foi corrigida.