Roberto Sadovski

Roberto Sadovski

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Paulo Miklos visita uma São Paulo nostálgica no poético 'Saudosa Maloca'

Adoniran Barbosa transformou a cidade de São Paulo em música. E não foi uma canção específica, e sim uma coleção de composições nas quais enxergou a cidade como organismo vibrante. Uma metrópole construída por uma força trabalhadora diversa que costurou em seu tecido urbano a melancolia de quem testemunha o progresso atropelar uma vida mais simples.

"Saudosa Maloca", que traz Paulo Miklos como Adoniran Barbosa, sob direção de Pedro Serrano, é uma tentativa poética em retratar as crônicas escritas pelo sambista como imagem e som. Como cinema.

O filme expande seu curta-metragem de 2015, "Dá Licença de Contar", trazendo o sambista, com mais de sete décadas nas costas, recordando seus amigos, sua paixão e sua maloca, lembrança de tempos menos complicados.

"As canções de Adoniran têm tudo que um bom roteiro pede", diz Pedro Serrano. "Tem drama, tem bons personagens. 'Saudosa Maloca' possibilitou que a gente contasse muitas de suas histórias interligadas em um único filme."

Paulo Miklos como Adoniran Barbosa em 'Saudosa Maloca'
Paulo Miklos como Adoniran Barbosa em 'Saudosa Maloca' Imagem: ELO

"Saudosa Maloca" é uma viagem pelas lembranças de Adoniran Barbosa. Aos 72 anos, ele encosta no bar que é sua segunda casa há décadas e conta ao garçom (Sidney Santiago) suas histórias com os amigos Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado), enquanto eles dividiam uma maloca ameaçada pelo avanço da especulação imobiliária.

Paulo Miklos, que interpretou o sambista no curta, retoma o papel com a missão de transformar o ícone em personagem. "Eu uso minha voz nas canções, é uma forma de fazer a minha versão", ressalta o ator. "Não é uma caricatura, não tento imitar os trejeitos do Adoniran. É uma versão lúdica para o filme."

Em "Saudosa Maloca", essa versão inclusive tem linguagem própria, o "adonirês", uma mistura de frases emblemáticas pinceladas da vida e Adoniran e temperada com o improviso de Paulo Miklos. "Um diálogo começava com 'senta aí, vamos conversar', e eu queria algo mais adonirônico", lembra Serrano. "Eu disse 'ação' e em 4 segundos o Paulo mandou 'tem um tempinho pra bater uma caixa?'."

Continua após a publicidade

"Saudosa Maloca" traz a melancolia de uma São Paulo que muitas vezes existe somente na lembrança. Parte das filmagens aconteceu na Vila Itororó, um naco do bairro do Bixiga tombado como patrimônio cultural, que traz um retrato vivo da cidade de outros tempos.

"É difícil achar algum lugar preservado como ele era décadas atrás", ressalta Serrano. "O filme traz essa nostalgia de um lugar que já foi engolido pelo progresso." Miklos é ligeiro em complementar. "Existe o apagamento da história, mas também existem novas histórias em cada lugar", filosofa. "É o equilíbrio entre melancolia e renovação."

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes