Topo

Roberto Sadovski

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Teoria furada! 8 momentos em que a internet errou feio sobre 'WandaVision'

Paul Bettany e Elizabeth Olsen em "WandaVision" - Marvel/Disney
Paul Bettany e Elizabeth Olsen em 'WandaVision' Imagem: Marvel/Disney

Colunista do UOL

09/03/2021 21h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não faz nem uma semana que "WandaVision" exibiu seu último episódio e muitos fãs continuam extravasando sua frustração na internet. O motivo? A série derrubou um punhado de "teorias" analisadas e disseminadas por uma turma que, às vezes, quer saber mais sobre um programa do que seus próprios criadores.

Tudo bem, especular é o esporte favorito do fã moderno, e "WandaVision" transformou o bate papo de bar em um bom negócio para uma turma que lotou blogs e vídeos com ideias quase sempre estapafúrdias, mas que eles tinham certeza absoluta que seriam concretizadas.

wandavision fight - Marvel/Disney - Marvel/Disney
Visão entrenfa o Visão em 'WandaVision'
Imagem: Marvel/Disney

Às vezes por pura ingenuidade, outras por desconhecer como funciona a engrenagem de uma adaptação, a verdade é que o exercício em futilidade ajudou o marketing da primeira série bancada pela Marvel Studios e fez com que "WandaVision" dominasse a conversa por dois meses - e contando.

Selecionei as teorias mais divertidas e absurdas desbancadas ao longo da série. A maior lição que podemos tirar disso tudo? Não adianta o fã de HQs desfilar seu conhecimento enciclopédico se ele não entender que os gibis apenas apontam um caminho, mas a jornada dos heróis fora do papel pode - e deve - ser completamente diferente.

Por sinal, sinta-se livre para deixar nos comentários alguma teoria absurda que você tenha lido e eu não tenha listado aqui. Ah, e temos SPOILERS de "WandaVision" no texto a seguir. Siga por sua conta e risco!

WANDA É PRISIONEIRA DA E.S.P.A.D.A.!

wandavision prisioneira - Marvel/Disney - Marvel/Disney
Wanda (Elizabeth Olsen) habita uma realidade alterada em 'WandaVision'
Imagem: Marvel/Disney

Um poder desmedido precisa ser mantido sob controle. Essa foi a impressão de muitos fãs já no primeiro episódio de "WandaVision", que terminou com uma figura nas sombras observando a sitcom protagonizada por Wanda e Visão. A ideia era que a vingadora fora aprisionada em um ambiente programado para lhe deixar apaziguada e feliz, sem despertar o potencial de seus poderes. Uma teoria descartada ainda na primeira metade da série.

OS X-MEN CHEGAM AO UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO MARVEL!

wandavision pietro - Marvel/Disney - Marvel/Disney
Evan Peters é Pietro Maximoff (ou quase isso) em 'WandaVision'
Imagem: Marvel/Disney

O golpe fatal nas expectativas dos fãs foi escalar o ator Evan Peters no papel de Pietro, irmão de Wanda Maximoff. A pegadinha é que Pietro foi interpretado antes por Aaron Taylor-Johnson em "Vingadores: Era de Ultron", e Peter assumiu o personagem nos filmes com os X-Men produzidos pela Fox. Sua chegada foi interpretada como certeza máxima de um crossover de universos, o que sequer estava nos planos. No fim, o personagem de Evan Peters se chamava Ralph e era um ator manipulado por forças ocultas.

MAGNETO VAI INTERAGIR COM O VISÃO!

wandavision magneto - Fox - Fox
Michael Fassbender como Magneto em 'X-Men Apocalypse'
Imagem: Fox

Quando Paul Bettany disse que dividiria a cena com "um ator de muito prestígio" e que a química entre eles "era eletrizante", uma fatia de fãs cravou que "WandaVision" terminaria com o surgimento de Magneto, que nos quadrinhos era pai de Wanda (no passado mesmo, ele já deixou de ser, longa história). Seria oportunidade para um de seus intérpretes, Ian McKellen ou Michael Fassbender, surgir na série. Era balela. No fim, o tal ator era o próprio Bettany, que interpretou duas versões diferentes do Visão.

REED RICHARDS FAZ SUA ESTREIA NA SÉRIE!

wandavision richards - Fox - Fox
Ioan Gruffudd como Reed Richards em 'Quarteto Fantástico'
Imagem: Fox

A Marvel já anunciou que o reboot de "Quarteto Fantástico" será conduzido por Jon Watts, diretor das três aventuras do Homem-Aranha no MCU. Ainda assim, os fãs enxergaram a possibilidade de o líder da equipe, o cientista Reed Richards, estrear em "WandaVision". O motivo foi uma "encomenda" de Monica Rambeau (Teyonah Parris), que precisava de um veículo muito específico para reentrar no domo de energia que cercava Westview. "Conheço a pessoa perfeita para fabricar", disse, entusiasmada. Mas nem sinal de Richards, o Senhor Fantástico: o veículo especial foi entregue por uma unidade aleatória do exército.

MEFISTO ESTÁ POR TRÁS DE TUDO!

wandavision mefisto - Marvel/Reprodução - Marvel/Reprodução
Mefisto, o capeta dos quadrinhos da Marvel
Imagem: Marvel/Reprodução

No universo Marvel, Mefisto é a representação do diabo, o capeta que reina no inferno. Ao longo dos anos, a história de Wanda Maximoff foi manipulada por Mefisto, o que fez muitos fãs enxergares sinais "claros" de sua presença até nos pôsteres da série. Tudo bobagem: não houve, ao menos em "WandaVision" nenhum sinal de um grande manipulador por trás das cortinas.

ENTÃO PESADELO É O GRANDE VILÃO!

wandavision pesadelo - Marvel/Reprodução - Marvel/Reprodução
Assim como Freddie Krueger, Pesadelo ataca nos sonhos
Imagem: Marvel/Reprodução

A turma que não apostava em Mefisto voltou suas cartas para Pesadelo, vilão interdimensional que, como o nome sugere, é capaz de manipular os incautos invadindo seus sonhos. A "evidência" seria "Doutor Estranho no Multiverso da Loucura", próximo filme do Mago Supremo, que tem Wanda Maximoff na mistura. Pesadelo é um dos principais inimigos do bom doutor, e seria uma ponte entre série e filme. Claro, ficou só na imaginação dos "especialistas".

NÃO, AGNES É A VILÃ DA SÉRIE!

wandavision agatha - Marvel/Disney - Marvel/Disney
Kathryn Hahn é a feiticeira Agatha Harkness em 'WandaVision'
Imagem: Marvel/Disney

Desde o começo muita gente garantiu que a vizinha enxerida de Wanda, Agnes (a incrível Kathryn Hahn), estaria por trás de toda a trama. Quando ela se revelou a feiticeira Agatha Harkness, foi um "eu sabia!" coletivo explodindo no fandom. Mas se exaltaram à toa: Agatha não estava por trás de nada. Ela na verdade sentiu a evolução das habilidades de Wanda e entrou em Westview para determinar a origem de tanto poder, manipulando alguns acontecimentos para obter respostas.

O DOUTOR ESTRANHO FARÁ A PONTE ENTRE STREAMING E CINEMA!

wandavision strange - Marvel/Disney - Marvel/Disney
Benedict Cumberbath volta como o Doutor Estranho em 'Multiverso da Magia'
Imagem: Marvel/Disney

A grande aposta dos mais entusiasmados por "WandaVision" era, sem dúvida, uma ponta de Benedict Cumberbatch como o Doutor Estranho para amarrar a série. Seria o momento ideal para que o Mago Supremo, reconhecendo o surgimento de uma força mística capaz de rivalizar a sua, entraria em cena para orientar ou conter uma Wanda Maximoff fora de controle. Quando ela se torna afinal a Feiticeira Escarlate no penúltimo episódio, a turma entrou em êxtase: era a confirmação necessária para uma conexão com "Multiverso da Loucura"... Que nunca se concretizou. O encontro de Wanda e Stephen Strange ficou mesmo para o cinema, e só ano que vem!

O fim da série, por sinal, não encerrou as teorias e especulações, mesmo com a base de fãs errando praticamente todas elas. As atenções voltam-se para a nova encarnação do Visão (como, onde e quando ele ressurgirá), para o destino do Pietro falso (bom, ele era falso, deve descansar em Westview mesmo), para as novas aventuras de Monica Rambeau (que foi levada ao espaço por uma Skrull e deve reaparecer em "Capitã Marvel 2") e para o destino dos "filhos" de Wanda Maximoff. Afinal, ao contrário de todos os residentes de Westview, eles não eram pessoas "capturadas" por Wanda, e sim seres vivos invocados pelo poder da Feiticeira. Mas de onde, e de que forma? Aguardem cenas dos próximos capítulos!