PUBLICIDADE
Topo

Roberto Sadovski

15 filmes para (tentar) ver no cinema em 2021 - Parte 1!

Daniel Craig em "007 Sem Tempo Para Morrer" - Universal
Daniel Craig em '007 Sem Tempo Para Morrer' Imagem: Universal
Roberto Sadovski

Roberto Sadovski é jornalista e crítico de cinema. Por mais de uma década, comandou a revista sobre cinema "SET". Colaborou com a revista inglesa "Empire", além das nacionais "Playboy", "GQ", "Monet", "VIP", "BillBoard", "Lola" e "Contigo". Também dirigiu a redação da revista "Sexy" e escreveu o eBook "Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre".

Colunista do UOL

07/01/2021 18h48

Ainda não é hora de voltar ao cinema. A engrenagem, entretanto, não pode parar. Com a esperança levantada pela vacina para encerrar a pandemia do coronavírus, é possível vislumbrar um retorno à normalidade. E o cinema, que passou 2020 no banco do passageiro, tenta retomar seu protagonismo.

O calendário de lançamentos para 2021 reflete a incerteza do ano que terminou. Muitos filmes surgem em datas remarcadas de 2020, depois das mudanças na agenda causada pelo fechamento de salas em todo o mundo.

Ainda assim, é uma leva promissora. De candidatos a blockbuster a filmes mais reflexivos, existe uma pluralidade bacana na temporada que se avizinha. Algumas produções ficaram de fora de propósito ("Monster Hunter", "Morbius", o segundo "Venom") por motivos de zero empolgação. Outras, como "Cherry" e "Um Príncipe em Nova York 2", devem ter lançamentos somente em streaming - mas são dois filmes que eu não vejo a hora de ver!

Spoiler alert: A lista abaixo corresponde a filmes lançados até junho! A segunda parte do preview fica para outro texto. E vale lembrar que TODAS as datas são uma previsão, e TODAS estão sujeitas a mudanças. O mundo, diga-se, permanece um lugar estranho.

MINARI
(Lee Isaac Chung, sem data no Brasil)

preview minari - A24 - A24
Steve Yeun em 'Minari'
Imagem: A24

Steve Yeun ("The Walking Dead") é um imigrante coreano que, nos anos 1980, muda-se com a família para tocar uma fazenda no Arkansas. O diretor Lee Isaac Chung criou uma história sobre assimilação cultural e herança familiar, ancorado por performances poderosas.

MUNDO EM CAOS
(Chaos Walking, Doug Liman, 4 de março)

preview caos - Paris - Paris
Tom Holland e Daisy Ridley em 'Mundo em Caos'
Imagem: Paris

Doug Liman conduz essa distopia onde não existem mulheres e é literalmente possível observar o pensamento alheio. A chegada de Daisy Ridley ameaça revelar os segredos deste mundo, e ao lado de Tom Holland ela parte em uma jornada de descoberta. As filmagens complicadas (o estúdio chegou a classificar a produção como "inassistível") aumenta a aura de mistério. Mas Liman ("A Identidade Bourne", "No Limite do Amanhã") ainda tem um voto de confiança.

RAYA E O ÚLTIMO DRAGÃO
(Raya and the Last Dragon, Paul Briggs e Dean Wellins, 4 de março)

preview raya - Disney - Disney
'Raya e o Último Dragão'
Imagem: Disney

Numa terra mágica, Raya, uma guerreira solitária, precisa encontrar o último dragão e salvar a humanidade. Agendado originalmente para janeiro, o filme foi recolocado em março, com lançamento simultâneo na plataforma Disney+. No Brasil, o formato da estreia ainda não foi definido.

THE FATHER
(Florian Zeller, 11 de março)

preview father - California - California
Olivia Colman e Anthony Hopkins em 'The Father'
Imagem: California

Anthony Hopkins entrega a performance de sua carreira neste drama sobre um homem que enfrenta sua perda de memória progressiva. Baseado na peça que o próprio Florian Zeller montou em 2012, o filme foi laureado no festival de Sundance - em especial pelo trabalho de Hopkins com Olivia Colman. A performance de sua carreira. E esse é o homem que cravou Hannibal Lecter na cultura pop!

THE MANY SAINTS OF NEWARK
(Alan Taylor, 11 de março)

preview newark - Warner - Warner
Michael Gandolfini em 'The Many Saints of Newark'
Imagem: Warner

"The Sopranos" foi, indiscutivelmente, a melhor série dramática da história, o programa que cimentou a reputação da HBO como o berço de produções de qualidade. Desde seu fim, em 2007, o produtor e roteirista David Chase buscou a história perfeita para retornar àquele microcosmo. Este prólogo é ambientado em 1967, durante os conflitos raciais que colocaram as comunidades ítalo-americanas e afro-americanas de Newark em choque. Michael Gandolfini, filho do grande James Gandolfini, aparece como um jovem Tony Soprano.

NOMADLAND
(Chloé Zhao, 18 de março)

preview nomad - Disney - Disney
Frances McDormand em 'Nomadland'
Imagem: Disney

O filme mais festejado de 2020 é também um veículo para o imenso talento de Frances McDormand, no papel de uma mulher que deixa sua cidade em Nevada para viver na estrada, em sua van, como uma nômade. A diretora e roteirista Chloé Zhao criou uma obra de imensa sensibilidade, refletindo na vida na estrada, e na aleatoriedade de nossas escolhas, uma América moderna, desconectada e fascinante em seus pequenos momentos.

007 SEM TEMPO PARA MORRER
(No Time to Die, Cary Fukunaga, 1 de abril)

preview bond - Universal - Universal
Daniel Craig em '007 Sem Tempo Para Morrer'
Imagem: Universal

A quinta aventura de Daniel Craig como o espião James Bond está há praticamente um ano na geladeira. Primeiro filme a alterar a data de lançamento bem no começo da pandemia, "Sem Tempo Para Morrer" cravou a nova data e entrou em compasso de espera - mesmo com a onda de boatos que o colocaria em um serviço de streaming por preços astronômicos. Papo furado: lugar de Bond ainda é no cinema.

VIÚVA NEGRA
(Black Widow, Cate Shortland, 29 de abril)

preview viuva - Marvel/Disney - Marvel/Disney
Florence Pugh e Scarlett Johansson em 'Viúva Negra'
Imagem: Marvel/Disney

2020 marcou o primeiro ano no novo milênio desde 2001 sem um filme com personagens da Marvel no cinema. Foi um bom respiro, que obrigou o estúdio a reestruturar a quarta fase de seu universo cinematográfico, iniciada não no cinema, mas do Disney+ com "WandaVision". Isso tira a pressão de "Viuva Negra", que recupera a espiã interpretada por Scarlet Johannson em uma aventura que revela mais sore seu passado, ensanduichada entre "Guerra Civil" e "Guerra Infinita". E você, está preparado para conhecer a nova Viúva Negra?

NOITE PASSADA EM SOHO
(Last Night in Soho, Edgar Wright, 6 de maio)

preview soho - Universal - Universal
Thomasin McKenzie em 'Noite Passada em Soho'
Imagem: Universal

O diretor Edgar Wright ("Scott Pilgrim", "Baby Driver") continua sua cruzada em entregar produtos 100 por cento originais. Desta vez é um terror psicológico, centrado em uma jovem fascinada por moda que se transporta para a Londres dos anos 1960, onde o frenesi de uma década pulsante não esconde a fragmentação do próprio tempo. Anya Taylor-Joy e Thomasin McKenzie encabeçam o elenco.

GODZILLA VS. KONG
(Adam Wingard, 20 de maio)

preview kong - Warner - Warner
'Godzilla vs. Kong'
Imagem: Warner

É bizarro imaginar que o monsterverse das criaturas icônicas do cinema tem agora seu quarto filme. Seguindo "Godzilla" (2014), "Kong: A Ilha da Caveira" (2017) e "Godzilla: O Rei dos Monstros" (2019), este novo capítulo finalmente coloca o gorila avantajado e o lagartão atômico frente a frente. Ah, também temos humanos, como Alexander Skarsgård, Millie Bobby Brown e Rebecca Hall. Mas a gente sabe quem de fato estampa o poster...

FREE GUY - ASSUMINDO O CONTROLE
(Free Guy, Shawn Levy, 20 de maio)

preview free - Disney - Disney
Ryan Reynolds em 'Free Guy - Assumindo o Controle'
Imagem: Disney

Ryan Reynolds encabeça uma raridade no cinemão moderno: um filme original, sem laços com outras histórias em outras mídias. Claro que "Free Guy" é 100 por cento enroscado com a cultura pop, mais especificamente com o universo gamer. Reynolds é um personagem coadjuvante em um gigantesco jogo online. Quando percebe que sua vida segue um roteiro pré programado, ele toma controle de sua vida e precisa libertar seus colegas virtuais antes que o game seja deletado do mundo digital. Parece divertido!

VELOZES & FURIOSOS 9
(F9, Justin Lin, 27 de maio)

preview velozes - Universal - Universal
Vin Diesel e John Cena em 'Velozes & Furiosos 9'
Imagem: Universal

Eu havia esquecido completamente do nono "Velozes & Furiosos", que com um trailer explosivo e inverossímil começava sua campanha astronômica antes do começo da pandemia. Esperto foi Vin Diesel, que percebeu que o mundo ia entrar em pause e adiou seu filme em mais de um ano, colocando-se à frente de todos os coleguinhas de Hollywood. Ah, temos uma trama: Dom Toretto descobre que tem um irmão, John Cena. E ele é mau. E carros desafiam as leis da física. E deve render um oceano de dinheiro.

INVOCAÇÃO DO MAL 3: A ORDEM DO DEMÔNIO
(The Conjuring: Te Devil Made me Do It, Michael Chavez, 3 de junho)

preview invocacao - Warner - Warner
Vera Farmiga e Patrick Wilson em 'Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio'
Imagem: Warner

James Wan cede a cadeira de diretor para Michael Chavez ("A Maldição da Chorona") no terceiro capítulo da série principal de seu universo de terror. Patrick Wilson e Vera Farmiga voltam como o casal Ed e Lorraine Warren, que agora investigam um assassinato ocorrido em 1981, em que a defesa alegou possessão demoníaca na tentativa de livrar o réu da sentença.

GHOSTBUSTERS - MAIS ALÉM
(Ghostbusters Afterlife, Jason Reitman, 10 de junho)

preview ghost - Sony - Sony
'Ghostbusters - Mais Além'
Imagem: Sony

Depois do relativo fracasso de "Caça-Fantasmas", o reboot de 2016 com Kristen Wigg e Melissa McCarthy, a série agora retorna com seu elenco original e uma novíssima geração de "ghostbusters" (sim, agora sem tradução. Décadas depois dos eventos que chacoalharam Nova York nos anos 1980, dois irmãos e sua mãe se mudam para uma cidade rural no Oklahoma, onde descobrem o legado científico de seu avô. Quando surge uma nova ameaça sobrenatural, quem você vai chamar? Jason Reitman, vale ressaltar, é filho de Ivan, diretor do filme original de 1984.

TURMA DA MÔNICA - LIÇÕES
(Daniel Rezende, 24 de junho)

preview turma - Downtown/Paris - Downtown/Paris
'Turma da Mônica - Lições'
Imagem: Downtown/Paris

Nessa continuação do fofíssimo "Laços", Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali precisam lidar com as consequências de um erro cometido na escola. Assim como na aventura anterior, a direção é de Daniel Rezende, que expandiu a história da graphic novel assinada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi para incluir mais ação e outros personagens da turma criada por Mauricio de Sousa.