Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Criador e CEO da CNN Brasil, Douglas Tavolaro deixa o canal

Colunista do UOL

25/03/2021 12h49Atualizada em 25/03/2021 21h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num anúncio surpreendente, o empresário Rubens Menin, principal investidor da CNN Brasil, divulgou um comunicado interno nesta quinta-feira (25) informando que o jornalista Douglas Tavolaro, idealizador e CEO, está deixando a empresa. Implantado ao longo de 2019, o canal de notícias estreou em 15 de março de 2020.

O empresário, que é dono da MRV Engenharia e do banco Inter, disse que Tavolaro se dedicará a projetos editoriais nos EUA e que vendeu a sua participação no canal, que agora pertence integralmente à família Menin.

Num texto enviado à imprensa, Tavolaro é creditado dizendo três frases a respeito desta mudança: "Foi uma realização profissional memorável implantar a marca CNN no Brasil. Tenho uma alegria enorme do que fizemos. Desejo todo sucesso à empresa".

Estive com Tavolaro há duas semanas para fazer uma entrevista sobre o primeiro ano da CNN Brasil. O executivo pareceu animadíssimo. Estava feliz com o que o canal havia alcançado até então e estimulado com as perspectivas de futuro no curto prazo.

Na entrevista, Tavolaro falou sobre os planos de ampliar o alcance da CNN Brasil numa operação online (CNN Brasil +) e, eventualmente, numa associação com algum canal de TV aberta. A marca já está presente na TV por assinatura, em rádio e no You Tube.

Tavolaro fez uma breve menção a Menin ao fazer o balanço deste primeiro ano: "Queria reforçar a importância do Rubens Menin, investidor da empresa, que desde o início acreditou no projeto da CNN Brasil. Eu e meus colegas de profissão somos gratos a ele por essa contribuição feita ao jornalismo brasileiro."

Segundo a CNN, o nome do substituto de Tavolaro no cargo de CEO será anunciado nas próximas semanas. "Uma transição de gestão será realizada e se estenderá pelo período 90 dias", diz o comunicado do canal.

De forma protocolar, o informe oficial sobre a saída do executivo diz ainda: "A CNN Brasil agradece a Tavolaro e reconhece sua importância desde a concepção do projeto. Seu desempenho foi fundamental para consolidar a empresa como uma das principais e mais premiadas operações jornalísticas do país."

Tavolaro tem 44 anos. É jornalista desde os 19, com passagens pelos jornais "O Estado de S.Paulo" e "Diário Popular" e pela revista "IstoÉ". Fez carreira na Record TV, em diferentes posições, até alcançar a vice-presidência de jornalismo, cargo que ocupou por 14 anos. Neste período, foi coautor das biografias "O Bispo" e "Nada a Perder", de Edir Macedo, dono da Record e fundador da Igreja Universal.

Em janeiro de 2019, anunciou que estava deixando o canal para implantar a CNN Brasil. Na ocasião, afirmou: "Meu ciclo na Record terminou, sou extremamente grato, foi ótimo, mas chegou ao fim, é passado".

Veja abaixo o aviso enviado por Rubens Menin:

Time CNN,

Tenho um importante anúncio para todos.

O jornalista Douglas Tavolaro deixa a presidência da CNN Brasil. Tavolaro se dedicará a projetos editoriais nos Estados Unidos. Ele também vendeu sua participação societária para minha família, que passa a deter a totalidade do capital da CNN Brasil em uma transição de consenso e amigável.

O novo CEO será anunciado nas próximas semanas. Além de manter os elevados padrões editoriais e éticos da empresa, ele também será responsável por liderar os investimentos em novas áreas e manter a trajetória de inovação e sucesso da CNN. Para garantir uma transição perfeita, Douglas e o novo CEO trabalharão juntos por um período de 90 dias.

Em nome de todos, eu gostaria de aproveitar para agradecer ao Douglas e reafirmar a importância que ele teve para a CNN Brasil desde a concepção do projeto. Seu desempenho liderando o nosso talentoso time de profissionais foi fundamental para consolidar a empresa como uma das principais e mais premiadas operações jornalísticas do país.

Reitero também o meu compromisso com a independência da emissora, destacando o papel fundamental do nosso Conselho Editorial. Vocês contam com o meu total apoio para continuar praticando o jornalismo independente e imparcial que sempre nos caracterizou e que é reconhecido.

Conto com vocês para voos ainda maiores!

Muito obrigado.

Rubens