Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pandemia, troca de atores e direção: os percalços de 'Além da Ilusão'

Rafael Vitti e Larissa Manoela protagonizam Além da Ilusão (Divulgação Globo) - Reprodução / Internet
Rafael Vitti e Larissa Manoela protagonizam Além da Ilusão (Divulgação Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

27/01/2022 13h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Além da Ilusão" estreia dia 7 de fevereiro e, pelas chamadas exibidas, a novela parece um primor. Mas não está sendo nada fácil realizar a história de Alessandra Poggi. Troca de atores e de direção, além da pandemia, que ainda é uma sombra, são alguns dos obstáculos enfrentados pela equipe.

Essa novela é uma saga, já era para ter sido exibida. Eu não era o primeiro diretor, estava nas mãos de Pedro Vasconcelos (ele deixou a Globo em fevereiro 2021), que levantou parte da novela. No início de 2021 entrei no projeto. A trama foi toda construída na pandemia. Nunca imaginei levantar uma produção, discutir conceitos através do Zoom. Teve gente na equipe que fui conhecer nas vésperas de começar a gravar", conta o diretor.

Justamente por conta da pandemia, o início das gravações foi adiado algumas vezes. Isso fez com que atores tivessem que sair do projeto, seja por compromissos agendados ou por remanejamento de elenco para outras produções. Em uma primeira escalação, Claudia Raia, Zezé Polessa, Thiago Lacerda, Dan Stulbach e Maurício Destri eram alguns dos artistas que estariam na história das 18h.

Roteiros alterados pela covid

Após adiamentos, "Além da Ilusão" começou a ser gravada, em estúdio, em setembro do ano passado. Depois seguiu para cidade de Poços de Caldas (MG), retornando os trabalhos para estúdio e cidade cenográfica nos Estúdios Globo. Mas como nada pode ser simples em tempos de coronavírus, a produção se viu quebrando ainda mais a cabeça para ajustar o cronograma de gravação, quando um ator testava positivo para a covid.

A produção estava se virando em mil, tendo que refazer roteiros, por conta das pessoas que testavam positivo", conta Bárbara Paz, que faz a vilã Úrsula.

Alexandra Richter, a divertida Julinha, pontua a união do elenco e equipe frente às dificuldades impostas pelo coronavírus.

Muda todo o andamento, ainda mais com a nova cepa. Para gente muda a ordem do roteiro. Mas quem tem mais trabalho é autora e a equipe da direção. Na verdade, viramos uma grande trupe que juntos estamos conseguindo fazer a mágica acontecer", afirma a atriz.

Apesar de ser um projeto trabalhosa, que ficou ainda mais diante de tantos percalços, Rios exalta o comprometimento de todos os envolvidos em "Além da Ilusão".

A história foi escrita há muito tempo. O desafio grande é reunir tanta gente e manter o foco dentro das vicissitudes que estamos vivendo. Não estamos em tempos normais. É diferente trabalhar com máscara, testes todos os dias, não saber o que vai acontecer num futuro próximo. Mas o que gostaria de ressaltar é a disponibilidade pessoal e artística de todos. Esse momento que estamos vivendo exige trabalho de todo mundo", afirma o diretor, confirmando mais uma vez, o início da trama:

A novela está incrível e estreia dia 7 (fevereiro). Esperamos que vá bem, que consiga se manter. Desejamos que a história seja um espaço de reflexão, que o público possa relaxar e sentir que a vida vale a pena".