Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Além da Ilusão' terá troca de identidade como em 'Um Lugar ao Sol'

Davi, em "Alem da Ilusão" e Christian, em "Um Lugar ao Sol": personagens assumem outra identidade em suas respectivas tramas - divulgação/ TV Globo
Davi, em 'Alem da Ilusão' e Christian, em 'Um Lugar ao Sol': personagens assumem outra identidade em suas respectivas tramas Imagem: divulgação/ TV Globo

Colunista do UOL

07/01/2022 13h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não será apenas "Um Lugar ao Sol" que terá a temática da troca de identidade em sua história. Quando "Além da Ilusão" estrear, em 7 de fevereiro, o personagem de Rafael Vitti, o protagonista Davi, também verá a necessidade de assumir o nome de outra pessoa. Os motivos que levam os personagens das duas novelas a tomarem essa decisão são distintos, claro, mas não deixa de ser curiosa essa coincidência.

Porém, a autora Alessandra Poggi se adianta e explica que os dois casos são totalmente diferentes:

Em 'Um Lugar ao Sol', Christian (Cauã Reymond) rouba a identidade do irmão morto e fica vivendo a vida do Renato, se relaciona com a família dele. É um anti-herói. A nova identidade de Davi (Rafael Vitti) é circunstancial. Ele passa 10 anos preso por um crime que não cometeu e quando foge da cadeia é para buscar justiça. Só que ele sofre um acidente coletivo e se vê no meio de vários policiais. Com medo de voltar para cadeia, ele se apropria da identidade de um homem aparentemente morto. Ele não faz de maneira intencional, mas por uma necessidade."

Na troca da identidade, Davi, que passa a se chamar Rafael, vai parar na tecelagem da cidade, local onde o rapaz supostamente morto estava indo se apresentar para trabalhar. Coincidentemente, tanto Davi quanto o tal Rafael são formados em administração, portanto, o usurpador começa a trabalhar na função sem levantar suspeitas.

O diretor artístico Luiz Henrique Rios corrobora com a explicação da autora.

Davi continua sendo Davi. É só um nome. Ele se formou em administração e passa a trabalhar no cargo. Pode-se dizer que é um disfarce. Davi é um ilusionista. Vive a vida que é a dele e está na corda bamba, porque se descobrirem vai preso. Ele só se mantém no risco por necessidade e, depois, por amor", conta Rios.

O diretor se refere ao fato de Davi acreditar que Isadora (Larissa Manoela) está correndo perigo e que ele precisa salvá-la. Nessa altura da história, o rapaz está completamente apaixonado pela moça, que ele conheceu criança, quando era namorado da irmã dela, Elisa. Só que a jovem foi assassinada e Davi acusado de ser o criminoso. Portanto, ao ver Isadora, o mágico leva um choque, já que a menina se tornou mulher e a cara de sua irmã mais velha.

Ele acredita que precisa salvar essa menina e por isso leva essa situação impensável adiante. Davi não fazia ideia do que iria acontecer, só queria ter a oportunidade de poder provar sua inocência. Mas acaba preso no destino dele. É uma história de reparação, mas ao invés de ser através da vingança, se dará pelo amor. E Davi é um herói e o herói se sacrifica para salvar alguém", filosofa o diretor.