Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Marieta Severo retorna à simplicidade em 'Um Lugar ao Sol': 'Um bem à alma'

Marieta Severo nos bastidores da TV Globo (Divulgação) - Reprodução / Internet
Marieta Severo nos bastidores da TV Globo (Divulgação) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

05/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Marieta Severo é daquelas atrizes que fica bem na pele de qualquer personagem. Se é para ser simples e popular, vamos de Dona Nenê, de "A Grande Família". Quer sofisticação com pitadas generosas de vilania? Temos Sophia e Fanny, de "O Outro Lado do Paraíso" e "Verdades Secretas", respectivamente. Depois de seis anos longe das novelas, Marieta volta ao folhetim, dessa vez, deixando o requinte e a maldade de lado. Em "Um Lugar ao Sol", a atriz se veste novamente com a simplicidade para viver Vó Noca, um dos grandes destaques da nova trama das 21h, que estreia na próxima segunda-feira (8).

As questões de Nenê e Noca fazem um bem à alma. A riqueza dessas mulheres é na vida cotidiana. Já Fanny e Sophia trafegavam no setor que é a elite brasileira, essa problemática toda do poder, do dinheiro, do status, do quero, do consumo. É muito confortável não estar neste lugar, estar fora da área de combate", analisa Marieta, de 75 anos.

Mas nem por isso a caminhada de Noca vai ser fácil. A luta é contra os revezes da vida. A personagem perdeu uma filha, criou a neta Lara (Andreia Horta), sempre tentando ver o copo meio cheio.

Vó Noca é uma sobrevivente do machismo, da falta de oportunidade. Há uma sombra na vida dela, mas ela é solar carregando isso. Noca enxerga a causa do outro e toma para si aquela luta. É como no poema de Ferreira Gullar: 'Uma parte de mim é todo mundo'", avalia a atriz.

Um lugar ao sol - Grupo CARAS - Grupo CARAS
Andréia Horta postou uma foto ao lado de Marieta Severo e prestou uma bela homenagem para a veterana nas redes sociais
Imagem: Grupo CARAS

E esse olhar para frente será fundamental para reerguer a neta, quando ela perder o namorado. Na história, Lara acredita que o amado Christian (Cauã Reymond) foi assassinado. Na verdade, a vítima foi o irmão gêmeo dele, Renato. Os dois foram separados ainda bebês e justamente na noite em que se conhecem, por acaso, acontece a tragédia. Christian resolve tomar pra si a vida do irmão rico, já que todos pensam que ele é Renato, abandonando o passado, inclusive, Lara.

Noca tem a sabedoria da vida e não vai deixar a neta sucumbir. Ela tem uma frase que a representa: 'Sempre dá para ir adiante, mesmo quando parece que não sobrou nada'. Noca compreende o outro pelo coração", afirma Marieta.

Se a personagem será o esteio da neta em uma fase tão crítica, o trabalho foi o de Marieta durante esse momento pandêmico tão difícil em que estamos vivendo. A atriz teve covid-19 durante as gravações, chegando a ficar oito dias internada. E já vinha de uma situação delicada, devido o AVC sofrido pelo marido, o diretor teatral Aderbal Freire-Filho.

Voltar ao trabalho foi salvador. Ter essa personagem para estudar, entrar no universo dela, rever os colegas foi redentor. Não sei o que seria de mim se não tivesse tido a novela para passar esse período difícil", constata.

É, foi uma barra e tanto. E só a arte mesmo para salvar. Ainda mais quando se tem um personagem que fala tão alto ao coração. Noca ainda traz um lugar especial para Marieta que é o da avó, papel que ela desempenha na vida real com seus sete netos.

É o lugar do amor, do afeto puro. A novela sabe valorizar isso, joga luz sobre a vivência, a sabedoria, dá voz para essas pessoas, sendo que a tendência da sociedade é deixar os velhos de fora. E a vida ensina que temos algo a dizer. É muito bom, fiquei feliz de estar neste lugar", comemora.