Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Agatha Moreira diz ter fascinação por Giovanna de 'Verdades Secretas 2'

Giovanna (Agatha Moreira) de Verdades Secretas 2 (Pedro Pinho - TV Globo) - Reprodução / Internet
Giovanna (Agatha Moreira) de Verdades Secretas 2 (Pedro Pinho - TV Globo) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

03/11/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Posso não ter me animado com os primeiros 10 capítulos de "Verdades Secretas 2" - a segunda leva de episódios chega ao Globoplay hoje (3) - mas não dá pra fechar os olhos para o que se salva nessa história. Agatha Moreira impressiona pelo salto de maturidade artística que vem apresentando na pele de Giovanna. A disfuncional rival de Angel (Camila Queiroz) está dando a oportunidade à atriz de mostrar como foi precioso o seu caminhar até chegar a esse momento, seis anos depois da original "Verdades Secretas". Natural, portanto, que tenha um gosto pra lá de especial reencontrar a personagem que chamou a atenção de público e crítica para seu trabalho.

É um mix de sensações. Giovanna foi uma personagem muito importante e eu sei que me abriu portas para outros trabalhos muito legais. Foi por causa dela que as pessoas me enxergaram de outra forma, que viram que eu poderia caminhar por outros lugares na interpretação. Reencontrá-la agora é recordar esse caminho que eu percorri e, de certa maneira, é quase um agradecimento mesmo", orgulha-se.

Mesmo sem estar com Giovanna há seis anos, Agatha afirma que não teve a menor dificuldade em vestir a pele da personagem, mesmo a moça estando ainda mais "fora da casinha" do que antes:

Foi como reencontrar uma amiga que não via há muito tempo e aí você precisa bater aquele papo para entender o que rolou na vida dela (risos). Busquei compreender como esses anos impactaram Giovanna, mas sem esquecer quem ela era, quem se tornou."

Ao mergulhar mais fundo na filha de Alex (Rodrigo Lombardi), a atriz percebeu que "a essência dela segue a mesma, porém, mudaram os objetivos que a moviam."

Antes, Giovanna era uma adolescente querendo chamar atenção da família. Agora, é uma mulher em busca de vingança e movida a dinheiro. O combustível dela é outro. Mas a irreverência é a mesma. Talvez mais acentuada pela maturidade, porque tem uma segurança maior. Tenho fascinação por essa personagem."

Vidas entrelaçadas

Desde que se conheceram, Giovanna e Angel nunca se bicaram. E o destino, esse danado, sempre fez das suas para garantir que as vidas das duas estivessem cada vez mais coladas. Prova disso, é ele ter aprontado para que as rivais se envolvessem com o mesmo homem, em "Verdades Secretas 2": o detetive Cristiano (Rômulo Estrela). Contratado por Giovanna para investigar e provar que Angel matou seu pai, o investigador frequenta a cama tanto da contratante quanto da investigada.

Só isso já daria o maior rebu, não é mesmo? Porém, Agatha acredita que "a questão entre as duas vai além de ter um homem no meio delas."

Cristiano é só um plus. Giovanna nunca gostou da Angel e a antipatia sempre foi recíproca. No entanto, a vida fez com que seus caminhos se cruzassem e se misturassem. Angel teve um caso com Alex, pai da Giovanna. Depois, ele se casou com a mãe da Angel. Isso já era pólvora para a explosão. Mas as coisas ficaram ainda mais intensas. Angel matou Alex. Além da Giovanna não ter conseguido se entender com o pai, porque Angel tirou isso dela, tem a questão financeira envolvida, os bens do Alex. Acho que a questão delas é pessoal", analisa.

Com a mesma desenvoltura com que destrincha a rivalidade entre as personagens, Agatha executa as cenas de sexo. E aquilo lá não é para amadores não! Tem que ter muita habilidade, elasticidade e disposição para tanto malabarismo erótico. No fim, a preocupação com a coreografia e com tudo que cerca o momento é tão grande, que fica difícil, inclusive, sentir algum constrangimento com a situação.

São cenas muito dirigidas. Temos todo um cuidado. Mas acaba que é uma cena como todas as outras. Estamos preocupados com a luz, microfone, movimentos, textos, câmera... São muitos os detalhes que precisamos estar atentos. Mas a direção e produção tiveram todo o cuidado para criar um ambiente em que a gente ficasse confortável", garante a artista.

Com mais 10 capítulos chegando à plataforma, Agatha não esconde a animação. Até porque sua performance vem sendo bastante elogiada.

Eu estou muito feliz com o que tenho lido, com os comentários que tenho recebido e as mensagens dos amigos. É um projeto que eu tenho muito carinho. Eu fui muito feliz em 2015 fazendo essa obra, então, tinha uma responsabilidade grande com esse retorno. E a repercussão tem sido gigante."