Topo

Marcelle Carvalho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Nos Tempos do Imperador': o que veremos na primeira semana da nova novela

Pilar (Gabriela Medvedovski) e Jorge (Michel Gomes) ficam acuados na beira do rio - Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação
Pilar (Gabriela Medvedovski) e Jorge (Michel Gomes) ficam acuados na beira do rio Imagem: Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação

Colunista do UOL

09/08/2021 17h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Falta bem pouco agora para "Nos Tempos do Imperador", novela cheirando a novidade, desembarcar na TV. Trama 100% inédita no horário das 18h, a história de Alessandro Marson e Thereza Falcão já chega com muita adrenalina e romance. Noveleiros, aposto que estão curiosos para saberem o que vem por aí, não é? Então, vejam o que esperar desta primeira semana da novela.

Corre, corre

Logo no primeiro capítulo, a gente vai ser arrebatado pelo confronto entre o escravo Jorge (Michel Gomes) e seu pai, o coronel Ambrósio (Roberto Bonfim). Nem mesmo com o seu sangue correndo nas veias do rapaz o poderoso o alforriou. A história não podia acabar bem. Durante uma revolta, os escravos tocam fogo no canavial de Ambrósio e tentam fugir. Jorge aponta uma arma para o seu dono. "Tu vai ter coragem de matar teu pai, menino?", indaga o coronel. "O coronel não é meu pai. É apenas um branco que abusou de sua escrava, minha mãe!", brada o rapaz.

'Nos Tempos do Imperador' - Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação - Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação
Tonico (Alexandre Nero) se desespera com a morte do pai, coronel Ambrósio (Roberto Bonfim), em 'Nos Tempos do Imperador'
Imagem: Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação

Jorge é rendido pelo capataz Salustiano (Alexandre Zachia) e abaixa a arma. Temendo pela vida, o escravo parte para cima do empregado, que atira, mas atinge o patrão. Desesperado, o rapaz foge e, claro, o capataz coloca a culpa nele ao comunicar a morte do coronel a seu filho legítimo, Tonico (Alexandre Nero). Tomado pelo ódio ao ver o corpo do pai, ele começa uma caçada pelo negro fujão e considerado assassino.

dupla 'Nos Tempos do Imperador' - Paulo Belote/Divulgação/Rede Globo - Paulo Belote/Divulgação/Rede Globo
Pilar (Gabriela Medvedovski) cuida de Jorge ( Michel Gomes ) ferido, em 'Nos Tempos do Imperador'
Imagem: Paulo Belote/Divulgação/Rede Globo

Ao mesmo tempo, Pilar (Gabriela Medvedovski) foge de casa para não se casar com... Tonico. Prometida a ele desde nova, a moça quer se tornar médica e abomina a história do casamento arranjado. Durante a correria para bem longe da fazenda, seu caminho se cruza com o de Jorge. O escravo levou um tiro e sangra na beira de um rio. A sinhazinha coloca em prática tudo que sabe sobre primeiros socorros e salva a vida do rapaz. E uma forte atração nasce entre eles.

Salvos pela Condessa

Jorge e Pilar são descobertos por um jagunço e, olha, o homem está com sangue nos olhos! Quando eles pensam que estão perdidos, surge Luísa, a Condessa de Barral (Mariana Ximenes) e impede uma tragédia. A nobre, inclusive, leva o escravo para sua fazenda, enquanto Pilar continua a viagem para Salvador, onde quer prestar exame para a faculdade de Medicina.

'Nos Tempos do Imperador' - Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação - Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação
Luísa (Mariana Ximenes) pede ajuda para levar Jorge (MIchel Gomes) para sua carruagem
Imagem: Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação

Jorge conta para condessa tudo que aconteceu e ela não só o abriga como muda seu nome: ele passa a se chamar Samuel. Nem mesmo a chegada intempestiva de Tonico à fazenda dela, com ar ameaçador, faz com que ela se intimide e entregue o cativo. Justa, ela o alforria, assim como todas as crianças nascidas em suas terras. E ainda convida o agora Samuel a ir com ela para o Rio de Janeiro, onde irá se encontrar com Dom Pedro 2º (Selton Mello).

Acredito que muita gente vai se identificar com o Jorge / Samuel, um homem batalhador e trabalhador. Ele é alguém que está lutando pelo simples direito a igualdade. Ele é o povo que trabalha de segunda a sábado, que ganha pouco, que sofre preconceito no dia a dia, mas que ainda assim acredita no amanhã, em um futuro melhor", analisa Michel.

'Nos Tempos do Imperador' - Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação - Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação
Luísa (Mariana Ximenes) alforria todas as crianças nascidas na fazenda na trama das 18h
Imagem: Paulo Belote/Rede Globo/Divulgação

Resgate e noivo abandonado

Pilar está crente que tinha se livrado do seu destino, quando é surpreendida com a chegada do pai à faculdade de Medicina. Ele a arranca de lá e a leva de volta à fazenda, onde já está tudo preparado para seu casamento com Tonico. A bichinha é tinhosa e enfrenta pai e o quase marido. No dia do enlace, ela põe a mucama Naiza (Juliane Cruz) em seu lugar e dá no pé. Óbvio que Tonico fica irado e exige uma reparação: quer se casar com Dolores (Daphne Bozaski), a outra filha do coronel Eudoro (José Dumont).

Encontros e reencontros

Pilar tem um nome em mente para pedir abrigo: Luísa, a Condessa de Barral. A moça consegue chegar ao Rio de Janeiro e quando bate na casa da nobre dá de cara com Jorge. Rebatizado de Samuel, os dois ficam extremamente felizes pelo reencontro. Tanto que no fim dessa primeira semana de novela, eles acabam se beijando.

É um romance muito bonito e com muita cumplicidade. Eles se conhecem num momento quase que traumático, né? Ele está baleado e esta é uma das primeiras vezes que ela consegue desempenhar a função que ela tanto quer. Acho que vai ser uma história que o público vai gostar", acredita Gabriela.

'Nos Tempos do Imperador' - Rede Globo/Divulgação - Rede Globo/Divulgação
Pedro (Selton Mello) e Luísa (Mariana Ximenes) vivem uma paixão proibida em 'Nos Tempos do Imperador'
Imagem: Rede Globo/Divulgação

A paixão juvenil não se resume apenas a sinhazinha e o ex-escravo. Pedro e Luísa também vão sentir o coração disparar ao se encontrarem. A condessa atende a um chamado do imperador, que quer tê-la como preceptora de suas filhas. Ao se olharem, começa a taquicardia: os dois se interessam imediatamente um pelo outro. Mas têm que disfarçar, claro, porque estão acompanhados da Imperatriz Teresa Cristina (Letícia Sabatella) e de Eugênio, o Conde de Barral (Thierry Tremouroux).

Penso que é um amor tão pulsante, verdadeiro e inevitável, apesar de não ser o correto, já que os dois eram casados. É o amor, né? "Que mexe com a minha cabeça e me deixa assim (risos)", diz Mariana.

É, noveleiros, "Nos Tempos do Imperador" não está para brincadeira! A trama traz uma primeira semana para gente ficar de olhos bem abertos.

Em breve, mais cenas dos próximos capítulos!