Lucas Pasin

Lucas Pasin

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Abusada em Justiça 2, Wegmann protesta: 'São criminosos, não só jogadores'

Com lágrimas nos olhos e emoção na voz, Alice Wegmann participou nesta semana do lançamento de "Justiça 2', e conversou com a imprensa sobre sua nova personagem, Carolina. Na trama de Manuela Dias, que estreou no Globoplay, a jovem é vítima de abuso sexual pelo próprio tio [Murilo Benício] e descredibilizada pela família.

"É uma história que infelizmente muitas mulheres vão se identificar", diz a atriz. "Mexe com questões íntimas, mas é importante falar para que as pessoas tenham coragem de virar o jogo, denunciar e enfrentar a vida de uma forma diferente."

Ao falar sobre a série, Alice deixa a emoção fluir e relembra casos recentes, da vida real, em que jogadores de futebol foram acusados e julgados por estupro. A atriz protesta contra pessoas que ainda os consideram "ídolos", mesmo após a violência.

Não é um erro, é um crime! Quando a gente vê casos como esse, em alguns momentos, nos sentimos ainda mais desacreditadas. Sentimos que vai ser difícil o mundo mudar. Precisamos educar a nossa sociedade de outra forma, assim não dá mais. Quando uma mulher denuncia, o mundo inteiro quer descredibilizá-la, e dizer: 'Não é bem assim'. Mas sim, é bem assim! Essas pessoas são criminosas, não são apenas jogadores, tios ou pais. São criminosos.

Escrito para a atriz

Carolina (Alice Wegmann), Júlia (Júlia Lemmertz) e Ingrid (Rita Assemany), Jayme (Murilo Benício) e Elias (Giovanni Venturini)
Carolina (Alice Wegmann), Júlia (Júlia Lemmertz) e Ingrid (Rita Assemany), Jayme (Murilo Benício) e Elias (Giovanni Venturini) Imagem: Globo/Estevam Avellar

A personagem intensa de "Justiça 2" foi escrita especialmente para Alice Wegmann. Ela conta quando soube que Manuela Diaz pensava nela para a série:

Já no final da pandemia, a Manuela me escreveu e contou que tinha um personagem para mim. Isso já foi o suficiente para que eu ficasse pulando no sofá, feliz da vida.

Alice é só elogios para a autora: "Sou muito fã. Trabalhei com ela em 'Ligações Perigosas', mas eu era muito menina, com 19 anos, e estava conhecendo a vida. Agora as coisas mudaram, ela também mudou e evoluiu ainda mais na escrita. A Manuela sabe com quem vai falar e quem é esse público que precisa de um frescor. É muito bom estar ao lado dela".

Continua após a publicidade

Menos 16 kg para a personagem

Para viver Carolina, Alice perdeu 16 quilos, uma mudança necessária depois de ela viver a solar Raíssa, cantora de "Rensga Hits".

"A gente queria um lugar mais frágil para a personagem, e por isso emagreci. Em 'Rensga', eu vivia uma mulher empoderada e carismática. Já a Carolina não mostra nem os dentes para sorrir", explica.

A preparação para o papel incluiu leituras e papo com amigas:

Li 'Abuso', da Ana Paula Araújo. Esse livro me ajudou muito. Tem vários relatos de mulheres que foram abusadas. Alguns desses casos se parecem com o da Carolina, pelo silenciamento e não apoio da família. Além disso, muitas das minhas amigas e pessoas que conheço já foram abusadas. Já ouvi muitos relatos disso. São histórias que nós mulheres sentimos quase todos os dias na pele. A preparação [para a personagem] é a própria vida.

Violência na vida real

Alice Wegmann em lançamento de 'Justiça 2', no Rio
Alice Wegmann em lançamento de 'Justiça 2', no Rio Imagem: Globo / Reginaldo Teixeira
Continua após a publicidade

Alice relembra ainda um caso que já se tornou público, vivido por ela, e falado para a mídia em outras ocasiões.

"Já contei quando, uma vez, saindo de um jantar com duas amigas, vimos um senhor, de 50 e poucos anos. Ele abaixou o short e começou a se masturbar [na rua]. Minha amiga acelerou o carro. Foi horrível. Fora todas as situações do dia a dia, as pessoas querendo nos controlar e controlar nosso corpo de todas formas. Sofremos vários tipos de violência e abuso. É sobre acordarmos todos os dias com medo e inseguras", afirma.

Onde assistir 'Justiça 2':

Os quatro primeiros episódios da segunda temporada de "Justiça" estão liberados pelo Globoplay. Toda quinta-feira, durante sete semanas, novos quatro episódios serão colocados para os assinantes da plataforma de streaming.

Além de Alice Wegmann, o elenco da série é composto por nomes de peso, como Paolla Oliveira, Juan Paiva, Murilo Benício, Nanda Costa, Belize Pombal, Julia Lemmertz, Marco Ricca, Marcello Novaes, Maria Padilha, Danton Mello, Filipe Bragança e Xamã. Kellen, vivida por Leandra Leal, é a única personagem da primeira temporada de "Justiça" que retorna aos novos episódios.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes