Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Pressão de patrocinadores, reunião e 'abalo': bastidores de Guimê e Sapato

Colunista do UOL

17/03/2023 13h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O BBB 23 enfrentou momentos de tensão ontem, e este colunista de Splash apurou os bastidores. Patrocinadores do reality, direção e produção do programa, e familiares dos participantes passaram o dia envolvidos na repercussão dos episódios da Festa do Líder, que levaram Guimê e Cara de Sapato a serem eliminados da disputa.

Ainda na madrugada de quarta-feira, produtores do programa, ao perceberem que Guimê e Sapato haviam passado do ponto, ligaram o alerta imediatamente. Ainda não era possível calcular o estrago das cenas, e um monitoramento da repercussão passou a ser feito.

Durante o dia, patrocinadores se manifestaram publicamente, e também internamente, em conversas com a direção do programa e departamento comercial da Globo. O pedido, segundo fontes, era para o BBB tomar uma providência, e rápido, sem deixar dúvida de que as atitudes de Guimê e Sapato foram erradas.

Relembre outros casos polêmicos de violência contra a mulher no BBB, no documentário "BBB: Casos de Polícia", do UOL:

A decisão de eliminar os participantes veio poucas horas antes do programa ao vivo. Foram horas de reunião com os diretores. Fontes desta coluna de Splash afirmam que a pressão dos patrocinadores e a repercussão negativa internacional foram decisivas para a Globo dar uma resposta direta ao caso, optando pela expulsão.

Boninho e Rodrigo Dourado, diretores, estiveram presentes o tempo todo nos Estúdios Globo. Eles receberam Guimê e Sapato, e ficaram em reunião com eles por boa parte da madrugada. O que se ouvia nos corredores era: "Eles estão muito abalados, e ficam tentando entender e justificar todo o ocorrido. A equipe toda ficou abalada."

Do lado de fora, parte da equipe de Guimê e Cara de Sapato tentaram entrar nos Estúdios Globo. Segundo fontes, uma pessoa que se identificou como "advogado" de um dos participantes, aguardou na saída da emissora.

Os dois deixaram os Estúdios sem as malas. Guimê foi levado para um hotel, e Cara de Sapato para a casa do irmão, na Zona Sul do Rio. A Globo levou, na manhã de hoje, a mala com os pertences para os participantes.

Este colunista de Splash procurou a Globo desde a madrugada de hoje para saber se a emissora comentaria algo mais sobre a eliminação de Guimê e Sapato. Até o momento não houve retorno.