Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Gretchen, no Qatar: 'Não protesto fora do meu país, mas apoio quem o faz'

Colunista do UOL

24/11/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A correspondente brasileira mais famosa das redes sociais, Gretchen, está curtindo, ao lado do marido, Esdras de Souza, os dias de trabalho e lazer no Qatar.

A eterna "rainha do rebolado", patrocinada por uma página de notícias, está fazendo a cobertura dos jogos da Copa do Mundo, e conversou com exclusividade com esta coluna de Splash sobre as primeiras impressões da viagem.

"Desde que o Choquei soltou o meme [sobre ela ser correspondente], bombou, e eles entraram em contato comigo, me convidando. E aí formalizamos tudo. É lógico que estou ganhando para estar aqui, mas não vou revelar o valor. É algo novo, e estou amando", disse.

Sobre estar em um país com leis severas e uma cultura completamente diferente do Brasil, Gretchen diz não ter medo, e afirma:

Acho retrógrado [as leis e regras], claro. O preconceito sempre existe. É péssimo em qualquer lugar. Mas não tenho medo. Sou cidadã brasileira e portuguesa, e nos dois países as mulheres são respeitadas.

A cantora continua, e fala sobre a discriminação com LGBTQIA+ no país:

Acho que a discriminação não pode existir em nenhum lugar, mas eu não posso protestar em um país que não é meu. Acho importante protestarem.

Gretchen também comenta sobre os cuidados que vem tomando ao circular pelas ruas do Qatar:

"Por viajar muito por vários países, sempre respeitei a cultura local. O cuidado é respeitar as regras, não usar decote, não deixar joelhos aparentes e nem ombros, e não ter atitudes de carinho publicamente. Não vi dificuldades. São hospitaleiros e respeitadores, e a cidade é linda."

O trabalho de Gretchen e da página Choquei no Qatar é patrocinado por Ronaldinho Gaúcho. Ele tem um aplicativo de análises e estatísticas de futebol que levou uma equipe para o mundial de futebol. A cantora chegou ao país na terça-feira.

Gretchen cobre a Copa do Mundo do Qatar pelo "Choquei" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gretchen cobre a Copa do Mundo do Qatar pelo "Choquei"
Imagem: Reprodução/Instagram