Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cássia Kis é alvo de denúncias na Globo por gritar e destratar colegas

Cássia Kis vai parar carreira nas novelas após "Travessia" - Globo/ Ellen Soares
Cássia Kis vai parar carreira nas novelas após 'Travessia' Imagem: Globo/ Ellen Soares

Colunista do UOL

04/11/2022 14h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Cássia Kis se tornou alvo de denúncias na Globo. Esta coluna de Splash apurou que um grupo de funcionários da emissora se reuniu para denunciar no Departamento de Compliance o comportamento da atriz não só durante as gravações de "Travessia" (TV Globo), mas também da série "Desalma" (Globoplay).

Os funcionários denunciaram que Cássia grita e destrata colegas, inclusive com comentários preconceituosos. Foram mais de 10 funcionários que realizaram as denúncias.

Ainda segundo apuração da coluna, a Globo vem realizando uma série de reuniões com diretores para definir o futuro de Cássia Kis. Num primeiro momento, além de analisar as denúncias, a emissora aguardava para observar se a atriz apresentaria outros comportamentos que poderiam comprometer o andamento da trama.

Conforme já relatou esta coluna de Splash, Cássia, que já teve fala homofóbica em uma live, criou o costume de xingar funcionários da Globo e demonstra perder a paciência facilmente quando é contrariada, proferindo palavrões. A atriz também começa a bater palmas quando quer que prestem atenção nela, e interrompe as cenas para fazer orações, deixando outros atores esperando.

Esta coluna tenta contato com a Globo há dois dias. Foram mais de dez e-mails enviados. A busca pelo posicionamento da emissora veio após Cássia Kis participar de uma manifestação antidemocrática na quarta-feira (2).

Hoje, por meio de um comunicado, a Globo respondeu:

"Não comentamos questões de compliance. A Globo tem um Código de Ética, que deve ser seguido por todos os colaboradores e igualmente por todas as áreas da empresa - e em nenhuma delas é tolerada qualquer forma de discriminação. Da mesma forma, tem uma Ouvidoria pronta para receber quaisquer relatos de violação, que são apurados criteriosamente."

A coluna entrou em contato com Glória Pérez, autora de "Travessia", para saber se ela teria algo para comentar sobre a permanência de Cássia Kis na trama. Glória leu as mensagens e ignorou.

A coluna também procurou Cássia Kis, que não retornou.

Comportamento nos bastidores

Pessoas envolvidas na novela contaram à coluna que a atriz, antes das eleições, convocava insistentemente - pessoalmente e por meio do grupo de WhatsApp do elenco - os colegas, pedindo que rezassem para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não ganhar as eleições, além de encaminhar vídeos de orações, notícias sobre política e "fake news".

A atitude dela, segundo relatos, é sempre a mesma: se aproxima de alguém e inicia o assunto sobre religião e política até que o outro concorde com ela. O discurso, repetido muitas vezes, é o mesmo feito no lançamento de "Travessia", quando, em entrevista para a imprensa, defendeu Jair Bolsonaro (PL) e citou uma profecia: "Brasil vai derramar sangue".

Em razão do comportamento, Cássia vem sendo chamada de "pregadora" nos bastidores.