Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Jornalista da Globo pode elogiar candidato? Saiba orientações da emissora

A jornalista Leilane Neubarth - Reprodução/Twitter
A jornalista Leilane Neubarth Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

26/08/2022 18h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Leilane Neubarth, apresentadora da GloboNews, usou as redes sociais para fazer um elogio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência, após sua entrevista ao "Jornal Nacional" (Globo). O comentário foi considerado uma quebra de protocolo, já que foge da conduta orientada pela emissora aos jornalistas contratados.

Não é de hoje que a Globo, em conversas formais (por e-mail ou comunicados) ou informais (em bate-papo com chefes editoriais), orienta seus profissionais de comunicação, especialmente do jornalismo, a não se comprometerem com postagens que possam ter qualquer tom ou interpretação política, especialmente em ano de eleições. O argumento é que a mensagem publicada pode colocar em risco a credibilidade de isenção da emissora.

Nesta semana, a Globo se reuniu com prestadores de serviço do Entretenimento (atores e apresentadores) e relembrou as orientações, conforme noticiado com exclusividade por esta coluna de Splash.

No caso dos funcionários do Entretenimento, ainda é permitido manifestações políticas, desde que não vinculadas à emissora, inclusive em eventos presenciais e nas redes sociais. Já no caso de jornalistas, conforme o comunicado: "são vedadas manifestações de apoio eleitoral em quaisquer instâncias".

Os jornalistas não têm permissão para realizarem manifestações de apoio a partido ou candidato em propagandas eleitorais no rádio e na televisão. "Essas são regras essenciais para que não seja comprometida a percepção do público sobre a isenção da empresa", informa a emissora.

Leilane Neubarth, ao elogiar Lula, comentou: "Poderia citar muitas diferenças, mas me chama atenção o respeito de Lula pela Renata. Ele o tempo todo coloca ela presente e participando da entrevista. Homem que respeita mulher é outra coisa".

Esta coluna de Splash conversou com alguns jornalistas da Globo que, sem se identificarem, e com base nas orientações recebidas pela emissora nos últimos anos, afirmam que o elogio de Leilane realmente pode ser encarado como uma quebra de protocolos.

A Globo foi procurada novamente para comentar com detalhes orientações específicas aos jornalistas da emissora em relação às eleições, mas, até a publicação desta reportagem, não retornou. O espaço segue em aberto.