Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Novo estúdio e 4 âncoras: o esquema do 'JN' para entrevistar os candidatos

Jair Bolsonaro durante entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, em 2018 - Reprodução/TV Globo
Jair Bolsonaro durante entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, em 2018 Imagem: Reprodução/TV Globo

Colunista do UOL

22/08/2022 12h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O "Jornal Nacional" (Globo) preparou um esquema especial para esta semana com as entrevistas aos candidatos à Presidência da República, começando hoje com Jair Bolsonaro (PL).

Serão quatro apresentadores e dois estúdios, um no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio — que já funciona como o estúdio diário do jornalístico — e outro montado nos Estúdios Globo, antigo Projac, na Zona Oeste da cidade.

"As entrevistas da 'Central das Eleições', da GloboNews', com os presidenciáveis, já foram nos Estúdios Globo, em junho. E, na época, divulgamos que as do 'JN' também seriam", informou o departamento de comunicação da Globo, que explica: "A emissora sempre busca inovações na sua cobertura das eleições para encantar e surpreender o público. O cenário está lindo. Há outra vantagem também: proporcionar mais conforto aos candidatos e suas equipes".

Todas as entrevistas têm duração prevista de 40 minutos. O novo cenário, nos Estúdios Globo, manterá a linguagem e identidade do "Jornal Nacional". Para isso, a emissora utilizará de movimentação de câmeras, elementos gráficos e cenográficos.

William Bonner e Renata Vasconcellos estarão exclusivamente na função de condutores das entrevistas com os candidatos durante toda a semana, e estarão ao vivo nos Estúdios Globo (Projac).

Já os apresentadores Ana Paula Araújo e Hélter Duarte estarão no estúdio tradicional do "JN" (no Jardim Botânico) ancorando as outras notícias.

O presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição pelo PL, abre a série de conversas hoje. Amanhã é a vez de Ciro Gomes (PDT). Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será entrevistado na quinta-feira; e Simone Tebet (MDB) encerra a rodada na sexta.