Topo

Lucas Pasin

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

'Rensga Hits' é boa demais e Globo erra ao não trazer série para TV aberta

Rafa Kalimann faz participação em "Rensga Hits; Alice Wegmann vive a protagonista Raíssa Medeiros - Globoplay/Divulgação
Rafa Kalimann faz participação em 'Rensga Hits; Alice Wegmann vive a protagonista Raíssa Medeiros Imagem: Globoplay/Divulgação

Colunista do UOL

10/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

"Novelão para ser exibido no horário das sete". Este é o principal comentário nas redes sociais sobre "Rensga Hits", nova série do Globoplay que aborda o universo sertanejo.

De fato, a trama - que até ganhou uma exibição dos dois primeiros episódios no "Cinema Especial" - é boa demais para a Globo não levá-la também para a TV aberta.

"Rensga Hits" traz uma mistura que logo de cara conquista o público. Tem uma música-chiclete - "Desatola Bandida" -, uma protagonista que quer ser a "nova Marília Mendonça" e só se dá mal - transformando todos os seus dramas em arte -, e um enredo cheio de detalhes sobre o interior do Brasil, com sotaques, gírias, e personagens que provocam rápida identificação com o público. Mais uma vez: tudo que queremos ver na TV aberta.

Explorar o universo sertanejo, segmento forte que movimenta o entretenimento no país, é um golaço da dramaturgia da Globo. Faltava algo assim, e com uma linguagem contemporânea.

O sertanejo, no entanto, é popular. É aquele mais pedido para quem ainda escuta música no rádio, e certamente combina também muito mais com o público que ainda faz questão de assistir televisão "na hora da minha novela".

"Rensga Hits" também seria uma ótima oportunidade para levar o público jovem - que certamente já passa mais tempo no streaming - para a TV aberta. Temos Rafa Kalimann no elenco, que em uma pequena participação já movimentou as redes sociais, e atrai um público bastante conectado. Sem falar da seleção de hits que, viralizando, lotariam um "Villa Mix" ou "Buteco" - festivais dominados por um público mais jovem.

Rensga Hits traz roteiro brilhante de Renata Correa; atrizes Alice Wegmann e Lorena Comparato são destaque - Globoplay / Divulgação - Globoplay / Divulgação
Rensga Hits traz roteiro brilhante de Renata Correa; atrizes Alice Wegmann e Lorena Comparato são destaque
Imagem: Globoplay / Divulgação

Em "Pantanal", sucesso de audiência no horário nobre, vemos que as discussões do remake acontecem nas redes sociais ao mesmo tempo que as cenas passam na televisão. É o horário que o Twitter ferve. Com "Rensga Hits" no streaming, falta o horário certo para o encontro. A série é bastante comentada nas redes, mas discussões perdem a força por não estarem em tempo real com a exibição da trama.

É fato que a Globo busca o crescimento do Globoplay e boa produções podem ajudar. Mas uma solução para isso seria a criação de conteúdos exclusivos no streaming enquanto a popular "Rensga Hits" invade a telinha. Um clipe de "Desatola Bandida" no Globoplay, por exemplo, com direito a making of e cenas exclusivas? Eu assistiria.

De qualquer forma, "Rensga Hits" merece todos os elogios. É feminejo, sertanejo gay que vive romance com segurança, cantor brocha, briga entre irmãos artistas, atrizes incríveis - um salve para Alice Wegmann que está brilhante como Raíssa Medeiros - e uma trama que dá vontade de devorar. Pena que minha mãe, avó e tias, ainda desacostumadas com o streaming, não estão acompanhando.