Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lulu Santos espera público politizado no Rock in Rio: 'Que chamem a Anitta'

Lulu Santos se manifestou contra censura no Lollapalooza - Reprodução/Multishow
Lulu Santos se manifestou contra censura no Lollapalooza Imagem: Reprodução/Multishow

Colunista do UOL

05/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se por um lado Roberta Medina, à frente do Rock In Rio, fala que "política não se faz em festival" - ela disse em entrevista recente à "Veja" - Lulu Santos, que cantou na edição de estreia do festival, em 1985, e tem também uma longa história com o evento, acredita que é o momento certo de vermos um público politizado e artistas com posicionamentos bem definidos no palco.

O cantor participou da pré-estreia da série documental "Rock in Rio - A História" no Rio e, ao ser questionado se imagina que a edição do festival deste ano terá muita política, especialmente pela proximidade com as eleições, diz:

"O público vai saber o que fazer. Gostaria muito de ver como esse público vai se manifestar. Que chamem a Anitta. Vamos ver. Será muito interessante observar."

Ao citar Anitta, Lulu Santos se refere a um comentário feito pela apresentadora Titi Müller na edição do Rock in Rio 2019 durante a transmissão pelo Multishow. Enquanto o público gritava "Ei, Bolsonaro, vai tomar no..", ela ironizou: "A galera está pedindo a Anitta há muito tempo".

Vale lembrar que Lulu Santos, ao participar com a banda Fresno do Lollapalooza deste ano, em São Paulo, protestou contra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que vetou manifestações partidárias no evento. "Censura nunca mais", disse ele no palco. O público reagiu com "Fora Bolsonaro".

Lulu ressalta que é "orgânico" ver um artista se posicionando politicamente. "Tudo tem um tempo e uma hora, e o tempo e a hora é agora", diz.

Rock in Rio de casa

Mesmo com muita história para contar sobre participações no Rock in Rio, Lulu Santos confidencia que prefere assistir ao festival do sofá de casa, e justifica:

Não sou uma pessoa com o hábito de frequentar lugares muito cheios, com estacionamento difícil. Por mais que vá em boas circunstâncias, convidado por camarotes, na minha casa, com um telão de 100 polegadas, vejo até oito horas seguidas de festival.

Ele comemora poder se ver em uma série documental que retrata o evento: "Tenho mais ou menos 30 anos de relação com o Rock in Rio. O bom de ver essa série é saber como estou, se estou bem na fita, né? Isso tudo é história, algo muito importante."