Topo

Lucas Pasin

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Defesa de André Gonçalves tenta acordo e recurso contra a prisão domiciliar

André Gonçalves foi entrevistado no "Programa do Porchat" - Antonio Chahestian/Record TV
André Gonçalves foi entrevistado no "Programa do Porchat" Imagem: Antonio Chahestian/Record TV

Colunista do UOL

11/07/2022 12h19Atualizada em 11/07/2022 14h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A defesa de André Gonçalves tenta um recurso contra a decisão da Justiça que determina que o ator terá que usar uma tornozeleira eletrônica pelos próximos 60 dias. Ele está impossibilitado de ultrapassar uma distância mínima ao redor de sua residência, no Rio. André foi preso por não pagar os cerca de R$ 350 mil de pensão alimentícia.

Em conversa com esta coluna de Splash, o advogado do ator explicou que ainda há um recurso, sem data para julgamento. Nele, a defesa pede que André não fique em prisão domiciliar.

"O principal argumento é que o inadimplemento decorre de uma impossibilidade de manter um nível de pagamento de quando ele estava empregado na Globo", diz o advogado, que prefere não ter o nome citado.

Ainda segundo a defesa de André, haverá a tentativa de um novo acordo para que a pensão seja paga. "Ele gostaria de receber uma contraproposta dentro dos limites que tem hoje, decorrentes da pandemia e crise na cultura, etc", diz.

André chegou a tentar um acordo com as duas filhas, em que se propôs a pagar R$ 1,2 mil a cada uma delas, somado a 10% do valor total que recebesse de cada trabalho. Valentina e Manuela não aceitaram a proposta.

Marcello Gonçalves, irmão de André, conversou com a coluna hoje, e comentou sobre a prisão do ator:

"A nossa família anda triste com a situação, mas de cabeça erguida. É melhor focar nos 95% de acerto dele do que nos 5% de algum equívoco por falta de comunicação. Ele vai bem, apoiado por toda a família com IDH africano. Enquanto quem o processa vive outra realidade, infelizmente. Não faço aqui nenhum julgamento, apenas esclareço os fatos. Ele está bem amparado."

As atrizes Cynthia Benini, mãe de Valentina, e Tereza Seiblitz, mãe de Manuela Seiblitz, foram procuradas por esta coluna de Splash, mas não responderam até a publicação desta reportagem. O espaço segue em aberto.

Em novembro do ano passado, o artista chegou a ter prisão domiciliar decretada pela Justiça e também recebeu ordens para usar tornozeleira eletrônica. Na ocasião, o ex-advogado do ator, Sylvio Guerra, disse a Splash que Gonçalves está desempregado desde 2016 e, por esse motivo, não tem como pagar a pensão. A esposa dele, a atriz Danielle Winits, chegou a se oferecer para pagar o valor, mas ele não aceitou.

Longe das novelas, André Gonçalves anunciou recentemente sua pré-candidatura à Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) no pleito deste ano, quando disputará o cargo de deputado estadual pelo PV.