Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Troca de padre por pastor em 'Renascer' simboliza 'evangelização' na Globo

Da Redação

Autor do remake de "Renascer" na Globo, Bruno Luperi, 36, realizou várias mudanças na obra original de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, 92. Ele transformou o padre Lívio, vivido por Jackson Costa na versão de 1993, em um pastor evangélico - que ganhará cada vez mais destaque no enredo atual após a morte do padre Santo (Chico Diaz).

Leão Lobo, apresentador do Splash Show, repercutiu uma sequência recente da história, em que o protagonista José Inocêncio (Marcos Palmeira) convoca o pastor Lívio (Breno da Matta) a assumir a condução do rebanho cristão das redondezas agora que o padre está morto. "Isso me chamou a atenção, porque é muito significativo com o que está acontecendo em nosso país e na Globo. O canal nunca vendeu horários para nenhuma igreja [diferente de alguns concorrentes], mas meio que assumiu a coisa das igrejas evangélicas."

Leão recordou que "Renascer" não é o único folhetim recente em que a Globo tem demonstrado essa maior abertura à corrente protestante. "Na novela 'Vai na Fé', havia toda uma família evangélica, que formava o núcleo principal. Tudo bem que era colocado de uma forma bem natural, mas você percebia que era algo encomendado [pela direção da emissora] à autora da novela, Rosane Svartman."

Na visão do jornalista, essa postura da Globo tem a ver mais com uma questão política do que religiosa. "É evidente que estamos falando da igreja evangélica, mas estou pensando na bancada evangélica, no governo - e em como a Globo está sempre muito ligada aos movimentos políticos."

Leão fez questão de reforçar que seu comentário não é uma crítica, mas, acima de tudo, uma constatação. "Não estou criticando, apenas chamando a atenção para como a Globo está aberta à questão das igrejas evangélicas ultimamente. Ficar atento aos movimentos é fundamental para que possamos entender não somente a TV brasileira, mas o nosso país [como um todo]."

Beatriz e Alane jogam prêmio fora ao expor inveja do casal Isa e Matteus

Davi, 21, criticou Alane, 25, e Beatriz, 23, pela forma negativa como reagiram ao affair entre Isabelle, 31, e Matteus, 27, no BBB 24 (Globo). As duas admitiram ao baiano que não se sentem nada felizes com a aproximação amorosa do casal a esta altura do jogo.

Continua após a publicidade

Ao se posicionarem dessa forma, Alane e Beatriz jogaram fora a última chance que tinham de estar na final do BBB, opina Leão Lobo. "O Brasil começa a perceber as coisas e o top 3 vai se formando de um outro jeito a partir daí - não tanto pela formação do casal em si, mas por elas se colocarem como se colocaram. Queimaram-se feio e jogaram fora qualquer possibilidade de ganhar o prêmio [final do programa]."

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes