Leão Lobo

Leão Lobo

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Parque em torno do Teatro Oficina é vitória da arte contra selvageria

Da Redação

Um acordo entre a universidade particular Uninove e o Ministério Público de São Paulo pode ajudar a colocar fim ao impasse que impede, há 40 anos, a construção do Parque Rio Bexiga, projeto idealizado pelo saudoso dramaturgo Zé Celso (1937-2023).

A instituição de ensino superior vai pagar R$ 1 bilhão aos cofres públicos municipais, a fim de evitar um processo pelo suposto pagamento de propina para evitar impostos. Na terça-feira (19), o MP-SP e a Prefeitura de São Paulo informaram que, deste montante, R$ 51 milhões serão destinados à implantação do parque.

Leão Lobo, apresentador do Splash Show, celebrou que o projeto de Zé Celso tenha agora chances de finalmente sair do papel. "Se sair mesmo o parque, será uma vitória da cultura e da arte sobre o capitalismo selvagem. Essa luta de importância fundamental, pelo bairro Bexiga, pela memória de Zé Celso e pela cultura em geral."

Leão diz acreditar que não faz sentido uma área de tamanha relevância permanecer inutilizada por tanto tempo. "A inauguração desse parque [se acontecer] vai fazer a gente se emocionar e chorar muito. Não vejo a hora de poder ver isso concretizado, até porque o terreno está lá, parado, completamente sem sentido, numa região importantíssima de São Paulo. O parque seria com certeza muito bem-vindo."

Yas Fiorelo também torce para que Silvio Santos deixe de colocar empecilhos para a concretização do projeto do parque. "Essa história comove muito os artistas, [especialmente] quem conheceu Zé Celso. Ao mesmo tempo, é uma batalha de titãs, porque envolve Silvio Santos — [mas] tem algumas batalhas que é mais interessante você perder, até pela própria imagem."

Yas: Homofobia sofrida por Lucas expõe realidade ultrapassada do brasileiro

No dia da grande final de A Fazenda 2023 (Record), os apresentadores Leão Lobo e Yas Fiorelo fizeram, no programa Splash Show, um balanço dos principais pontos positivos e negativos da atual temporada do reality.

Continua após a publicidade

Yas Fiorelo elegeu o preconceito homofóbico de alguns peões contra Lucas Souza, 23, como o maior destaque negativo da atração. "Para mim, o ponto mais baixo da temporada foi o episódio de homofobia que o Lucas sofreu lá dentro, [bem como] toda aquela discussão a respeito da sexualidade dele, do que ele era ou deixava de ser."

Na avaliação de Yas, trata-se de uma questão de foro exclusivamente íntimo, que não tem por que virar discussão pública. "É algo que não deve ser do interesse do outro, pois diz respeito somente a ele. Não deve ser do interesse de ninguém e nem virar assunto [dentro da casa]."

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes