Topo

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com oitavas da Euro, Globo supera audiência do Brasil no SBT

Sterling comemora o primeiro gol da Inglaterra contra a Alemanha - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Sterling comemora o primeiro gol da Inglaterra contra a Alemanha Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Colunista do UOL

29/06/2021 16h25

A Globo conseguiu festejar a audiência da Eurocopa na tarde de hoje. Segundo dados prévios do Ibope obtidos pela coluna, a emissora chegou aos 13 pontos com o duelo entre Alemanha e Inglaterra, nas oitavas de final do torneio, e 25% de participação.

Ainda que seja uma audiência aquém do que alcançava com a Copa América, quando passava da casa dos 30 pontos, a Globo registra assim uma vitória pontual contra o SBT. Essa marca é maior do que o alcançado pela emissora de Silvio Santos no último fim de semana.

O jogo entre Brasil x Equador, que terminou empatado por 1 a 1, marcou 12 pontos no Ibope, em São Paulo. Vale lembrar que esse foi o pior desempenho do SBT com a seleção. Antes, o canal registrou 13, duas vezes, e só na estreia superou com 14 pontos. Importante ressaltar que a Euro ainda teve transmissão gratuita pelo Globoplay.

Um fator importante a ser levado em consideração é o horário do jogo. A quantidade de televisores ligados durante os jogos do Brasil, por ser a noite, é sempre maior, o que impulsionaria uma audiência maior do SBT, que não tem refletido, pois a audiência tem preferido a Globo às partidas da seleção.

Com o jogo de hoje, a Globo teve um aumento de 30% na comparação com a faixa das últimas quatro terças-feiras. Comparando com a Euro de 2016, a emissora também cresceu. Naquela ocasião, Itália e Espanha marcou dez pontos, duelo também pelas oitavas.

Tanto a Copa América como a Euro tem transmissão na TV fechada ao mesmo tempo que a TV aberta. SporTV mostra os jogos europeus e os canais Disney os sul-americanos.

Esse foi apenas o segundo jogo televisionado pela Globo até aqui na Eurocopa. Antes, a emissora mostrou a estreia da Inglaterra no torneio, contra a Croácia.

O canal ainda deve transmitir um jogo das quartas de final, uma das semifinais e a decisão no dia 11 de julho.

Outra praça

A vitória no Rio de Janeiro foi ainda maior. A Globo hoje marcou 16 pontos contra 11 do duelo do Brasil, no domingo, no SBT.

UOL

Leandro Carneiro

Editor de Splash, viciado por qualquer tipo de reality show, inclusive aqueles que os famosos vivem na vida real. Jornalista há mais de 10 anos e palpiteiro desde sempre. Se o assunto for esporte, entro em campo também.