Topo

Chico Barney

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Chato, episódio final de Loki é uma reunião que poderia ter sido um e-mail

As ameaças não param: Loki terá segunda temporada  - Reprodução / Disney+
As ameaças não param: Loki terá segunda temporada Imagem: Reprodução / Disney+

Colunista do UOL

14/07/2021 16h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se alguém me perguntar qual foi o tema central de Loki, responderei que a série tratou a respeito da burocracia com uma coragem poucas vezes vista no entretenimento mais rasteiro. De certa maneira, é o mais próximo que a Marvel já chegou de um The Office —principalmente no humor de constrangimento.

Depois de mostrar as aventuras do suposto Deus da trapaça em uma espécie de Poupa-Tempo espacial, tentando entender quantas vias são necessárias para carimbar o próprio destino, o clímax da narrativa ocorre em uma reunião que poderia ter sido um e-mail.

Loki e sua contraparte feminina & interesse romântico finalmente encontram o CEO do tempo, o cidadão que estava por trás dos malfeitos da AVT. Interpelado pelos carismáticos heróis, o vilão vai além: mais do que explicar seus planos, chega a apresentar um PowerPoint em 3D, para não haver dúvidas quanto às suas intenções.

Pois é, o episódio derradeiro é um grande bate-papo com um personagem que aparece do nada e passa longos minutos se explicando, para contextualizar com paciência sua própria jornada. Tipo o filme Antes do Amanhecer, mas com um figurino menos ridículo.

Os fãs mais ansiosos ficarão animados, pois o personagem em questão é um clássico inimigo dos Vingadores nos quadrinhos e promete complicar a vida de todo mundo no MCU a partir de agora —com um cavanhaque de fazer inveja ao Ethan Hawke.

Mas a sensação de que as séries da Disney+ servem apenas como ponte para os próximos filmes é cada vez mais incômoda. Se é para apreciar a jornada, que ela pelo menos passe por caminhos mais interessantes do que esses checkpoints dignos dos piores videogames.

Voltamos a qualquer momento com novas informações.