Topo

Chico Barney

Com passagem pelo BBB, Mayra Cardi transformou a vida em reality show

Mayra Cardi - Reprodução/Instagram
Mayra Cardi Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

26/06/2020 13h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Muita gente nem sabe, mas Mayra Cardi participou do BBB. Mais precisamente da nona temporada, como integrante da casa de vidro. Na época ainda assinava como Maíra.

Com o tempo, construiu uma nova imagem. Passou a fazer sucesso no Instagram e se tornou empreendedora —uma espécie de coach para emagrecimento, que virou uma coqueluche entre eminentes figuras como Anitta e o sertanejo Sorocaba.

Mas mesmo eliminada há muitos anos do paredão, o reality show não terminou para ela. Na verdade só começou. A própria vida de Mayra Cardi se tornou seu produto mais reluzente.

Em capítulo recente de sua jornada, a separação do ator e cantor Arthur Aguiar. Da decisão de terminar o casamento até a exposição dos fatos que motivaram a ruptura, tudo foi compartilhado com o público. É como se os seguidores fossem seus confidentes.

Não é à toa que Cardi mantém a popularidade em alta. A audiência se sente íntima, parte fundamental de suas histórias. E parece que é, de fato, mais do que uma estratégia de relevância na internet.

Como escrevi em outra oportunidade, já faz algum tempo que a fofoca trocou de mãos. Houve uma época em que a imprensa contava com um enorme contingente de fotógrafos que saíam por aí em busca de celebridades descuidadas que acabavam deixando à mostra algum detalhe pitoresco sobre suas vidas.

Mas as redes sociais aniquilaram os paparazzi, uma vez que os próprios famosos passaram a ter controle sobre como contam os bastidores da própria história.

A Beyoncé talvez seja o exemplo mais admirável. Passou um bom tempo sem falar com a imprensa, mas tratou de fomentar ela mesma os mais diversos rumores sobre sua vida pessoal, particularmente a relação com Jay-Z. A fofoca como plataforma de comunicação e marketing, conduzindo a narrativa de acordo com seus melhores interesses.

Um desafio para o futuro é entender até onde a intimidade de cada pessoa será refém do jugo popular, seja por vontade própria ou desejo de terceiros. Estaremos todos em um paredão constante?

Voltamos a qualquer momento com novas informações.