Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

BBB 22 foi entretenimento medíocre, mas passou longe de ser um fracasso

                           - Divulgação/Rede Globo
Imagem: Divulgação/Rede Globo

Colunista do UOL

27/04/2022 15h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta certamente não foi a melhor edição que presenciamos do Big Brother Brasil, mas o BBB 22 está longe de ser um fracasso.

Mesmo reclamando do programa, o brasileiro não deixou de acompanhá-lo. A audiência não cresceu, porém se manteve expressiva e relevante. Segundo o PNT (Painel Nacional de Televisão), a média foi de 22 pontos nesta edição, onde cada ponto equivale a 258 mil domicílios nas 15 maiores regiões metropolitanas do país.

Para se ter uma ideia, o BBB 20 marcou 24 pontos e o BBB 21 atingiu a marca de 27. Mesmo com essa queda na audiência, o BBB 22 foi o programa mais visto na Globo e na televisão brasileira como um todo. Na final, o programa chegou a registrar o dobro de audiência no Ibope do jogo Corinthians x Boca Juniors pela Libertadores, transmitido pelo SBT.

Também é possível notar que o BBB vai muito bem comercialmente, com quase 40% anunciantes a mais em relação a 2021. No intervalo comercial da final, empresas como Amazon, Disney e Netflix aproveitaram a ocasião para fazer grandes anúncios.

Outro marcador de sucesso, mesmo que questionável, foi o recorde de votação batido para escolher o campeão. A vitória de Arthur era previsível, mas, por não ser unanimidade, isso movimentou um pouco mais a votação.

Com um elenco menos emocionante e num cenário pós-pandêmico, até que o BBB 22 se saiu muito bem. O programa não foi o mais bem-sucedido em termos de entretenimento, mas o sucesso de audiência e faturamento é inegável.

Ame ou odeie, o BBB 22 esteve longe de fracassar.