Topo

Sistema de votação do BBB precisa mudar? Colunistas de Splash opinam

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/03/2023 14h26Atualizada em 03/03/2023 06h26

Após a eliminação de Fred Nicácio do BBB 23 (Globo), o método de votação do reality global foi alvo de críticas. Os fãs do médico disseram que ele foi eliminado do jogo cedo demais e ainda poderia render muito entretenimento para o programa.

A tese é que o método atual em que a gente vota para eliminar um participante tende a tirar muito cedo do jogo quem polariza opiniões, o que colaboraria para que o jogo ficasse fraco do meio pro final.

Em outros reality shows, como A Fazenda (Record TV), o público vota para salvar seu participante preferido, o que via de regra faz com que os personagens menos relevantes do jogo sejam eliminados.

Splash questionou os colunistas Chico Barney, Fefito e Aline Ramos sobre o tema, descubra o que eles pensam:

Para Chico Barney, o problema está no fato de que o método privilegia o que ele chama de "torcedores emocionados", que distorcem o programa e fazem com que o BBB tome o rumo que eles querem tomar. Quem fica de lado? O entretenimento.

"O atual modelo privilegia a atuação de núcleos radicais que sequestraram o horário nobre da Globo, levando o programa para onde bem entendem. Isso acaba criando distorções tristes, que atrapalham o entretenimento de quem gosta de BBB mas não é torcedor emocionado", afirmou.

A solução seria permitir apenas um voto por CPF, o que inibiria a ação dos fã-clubes fanáticos e daria mais respiro para quem quer ver o programa rendendo entretenimento até o final.

"Há anos que levanto a bandeira de que seria muito mais justo se o BBB adotasse o sistema de um voto por CPF. Teria um impacto relevante no resultado dos paredões, que passariam a refletir a vontade da maioria", disse.

Fefito sugere a adoção do modelo americano, em que os participantes se eliminam sem a participação do voto popular.

"O sistema de votação do BBB precisa ser adaptado para ter uma ferramenta antitorcidas. Nos últimos tempos os paredões têm sido "sequestrados" por fandoms que passam o dia inteiro votando", defende.

Já Aline Ramos vai pelo caminho contrário e defende que o problema do BBB não é bem o sistema de votação, mas sim o fato de o público preferir que chegue na final as pessoas com quem ele se identifica.

Podem mudar o sistema de votação e as torcidas arrumariam novos meios de se organizar e fazer com que uma pessoa seja vencedora. Durante muito tempo, quem chegava a final era aquela pessoa que entregava entretenimento. Hoje, é quem gera mais identificação. E isso está além do BBB, toda a cadeia do entretenimento tem funcionado assim. Está em tudo. Aline Ramos

BBB 23: Quem já foi eliminado do reality show?

ENQUETE UOL BBB 23: Quem é o favorito após eliminação de Fred Nicácio?

Enquete encerrada

Total de 32171 votos
41,88%
Divulgação/Globo
33,21%
Divulgação/Globo
5,51%
Divulgação/Globo
3,76%
Divulgação/Globo
3,49%
Divulgação/ Globo
2,44%
Divulgação/Globo
2,29%
Divulgação/Globo
1,66%
Divulgação/Globo
1,36%
Divulgação/Globo
1,34%
Divulgação/Globo
1,31%
Divulgação/Globo
0,62%
Divulgação/Globo
0,58%
Divulgação/Globo
0,55%
Divulgação/Globo
A votação do UOL não possui caráter cientifico ou influência sobre o resultado do programa da TV Globo