Topo

Aline Ramos

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

8 erros do BBB 22 que não podem se repetir no BBB 23

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

27/04/2022 14h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O BBB 22 acabou. Agora, é hora de fazer um balanço do programa para entender quais erros da edição recém finalizada não podem se repetir em 2023.


1. Elenco

O elenco do BBB 22 não colaborou muito para o bom andamento do programa. O tal do 'BBB do Amor' atrapalhou muito a edição e irritou boa parte do público. Além disso, poucos se entregaram ao jogo. Para o próximo ano, é preciso gente mais disposta a estar ali e, sobretudo, com mais carisma, algo que faltou neste ano de forma gritante.


2. Botão de desistência

Depois do trauma da desistência de Lucas Penteado, é compreensível que a produção do BBB tenha tentado fazer algo de diferente. Porém, aquele botão gigante na sala parecia mais um estímulo e as pessoas flertavam com ele sempre que entravam em crise. Não podemos mais correr esse risco em 2023.

3. Provas chatas

Acompanhar essa edição ficou um pouco difícil com tantas provas chatas. As dinâmicas eram repetidas e parecia tudo muito burocrático. A sensação é que as provas são feitas para os patrocinadores e não para quem está assistindo em casa. Isso precisa mudar urgentemente.

4. Dinâmicas repetidas

A direção do BBB 22 tentou surpreender os participantes durante as votações, mas ainda assim não foi suficiente. O BBB se tornou um jogo viciado, as pessoas entram sabendo como tudo funciona, quais são as possíveis surpresas e se preparam para isso. Paredão falso pode ser incrível, mas não se todos já esperam por ele. Precisamos de dinâmicas menos óbvias na próxima edição.

5. Paredão falso tarde demais

O BBB 22 perdeu totalmente o timing do paredão falso. Quando Arthur Aguiar foi para o quarto secreto, havia pouca coisa para descobrir. Para ele, não houve surpresas porque o jogo já estava num estágio em que as cartas estavam marcadas. Por fim, tudo pareceu um mero protocolo. Dinâmicas desse tipo funcionam melhor entre o início e o meio da edição.

6. Entrada de informações externas pela Casa de Vidro

A Casa de Vidro movimentou demais o jogo. Porém, as informações externas levadas por Gustavo e Larissa só fizeram os demais participantes desanimarem. A graça do BBB é ver como as pessoas se comportam estando isoladas e não como elas agem após receberem feedback do público. Foi divertido ver as fanfics da Larissa, mas isso não precisa voltar a se repetir.

7. Recap do dia anterior em todos programas

O BBB 22 exagerou na dose das retrospectivas. A recapitulação do que ocorreu no dia anterior deixou o programa cansativo. A sensação é que estávamos vivendo o mesmo dia diversas vezes. É melhor um programa mais enxuto, mas com novidades, do que uma edição longa e cheia de cenas repetidas.

8. Prova de resistência decidida na sorte

Uma prova de resistência que é decidida na sorte é uma frustração para os participantes e para o público. Ninguém sai ganhando. Essa experiência já foi traumática o suficiente, tomara que não venha a se repetir no BBB 23.