'Coxinha da Juliette', pastel de carne com açúcar viraliza; e é facinho

O "pastel de festa", um salgado que leva carne por dentro e açúcar por fora, tem chamado a atenção no TikTok. O quitute é um prato típico de comemorações em algumas cidades do Nordeste.

A receita está dividindo opiniões nas redes sociais após um corte de uma entrevista de Juliette ao podcast Podpah voltar a viralizar. Na conversa, a campeã do BBB 21 e cantora garantiu que o prato é incrível. "É bom, confiem em mim", disse.

Sabe coxinha? No Nordeste, é pastel de açúcar com carne. É carne salgada, pastelzinho frito como se fosse de feira e um açúcar branco por cima.
Juliette no Podpah

A história do quitute nordestino que Juliette ama

Pastel de festa
Pastel de festa Imagem: Juba Guedes

A história popular é que o quitute nasceu durante o fim de ano em Pernambuco. Com sobras do pernil e peru do Natal, fizeram um pastel e o "vestiram" de açúcar para a passagem do Ano-Novo.

A receita atualmente é encontrada com facilidade em lanchonetes e padarias também dos estados vizinhos. Uma de suas versões, citada por Juliette, é recheada de carne bovina moída.

Confira a receita completa do pastel de festa:

Ingredientes

Continua após a publicidade

1 garrafa de óleo
3 dentes de alho
1 cebola grande
500 gramas de carne moída
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher de sopa de colorau
1 pacote de massa de pastel em tamanho médio
Açúcar refinado ou de confeiteiro a gosto
Canela (opcional)

Modo de preparo

Coloque um fio de óleo para aquecer e refogue a cebola. Depois, adicione o alho. Quando estiver quase dourado, disponha a carne moída. Frite bem. Acrescente o colorau, sal e pimenta-do-reino a gosto. Abaixe o fogo e deixe a carne cozinhar.

Para a montagem, retire o plástico que vem junto ao pastel, coloque uma colher de carne no meio da massa e passe um pouquinho de água com os dedos na borda do pastel. Feche juntado as bordas em formato de meia-lua. Com o garfo, pressione o encontro das massas. Repita o processo até acabar a massa.

Aqueça o restante do óleo numa panela. Teste a temperatura colocando um pequeno pedaço de massa. Ela deverá borbulhar. Quando a temperatura estiver boa, frite os pastéis, tomando cuidado para não encher demais a panela. Conforme forem ficando prontos, deixe-os escorrer numa grade ou sobre papel toalha. Por fim, passe um a um por uma tigela com açúcar e sirva.

*Com reportagem publicada em 30/03/2022

Deixe seu comentário

Só para assinantes