PUBLICIDADE
Topo

Pastel de carne com açúcar? Aprenda o quitute nordestino que Juliette ama

Pastel de festa pernambucano: confira receita que tem carne por dentro e açúcar por fora - Juba Guedes
Pastel de festa pernambucano: confira receita que tem carne por dentro e açúcar por fora Imagem: Juba Guedes

Gabrielli Menezes

De Nossa

30/03/2022 04h00

Juba Guedes

Juba Guedes

QUEM É

Ele fez da cozinha um lugar de refúgio quando criança e cresceu apaixonado por fazer bolos. Formou-se em biologia e trabalha com gestão. Na pandemia, foi de fã de vídeo de comida no YouTube a produtor de conteúdo.

Juliette ficou conhecida por levantar a bandeira de ícones nordestinos, da música à cozinha. Ainda na casa do BBB, discutiu com Fiuk sobre cuscuz e, um ano depois que saiu do programa vencedora, chamou a atenção nos stories do Instagram para uma pedida menos conhecida nas outras regiões do Brasil: o pastel de festa.

Em Belo Horizonte, o blogueiro Juba Guedes assistiu à postagem e quis provar o quitute que leva carne por dentro e açúcar por fora. "Curioso que sou, fui logo tentar fazer. Nas pesquisas, vi que é um prato típico de festas em algumas cidades do Nordeste. Chega a ser mais requisitado que coxinha".

A história popular é que o quitute nasceu durante o fim de ano em Pernambuco. Com sobras do pernil e peru do Natal, fizeram um pastel e o "vestiram" de açúcar para a passagem do Ano Novo.

Pastel de festa - Juba - Juba Guedes - Juba Guedes
Pastel inusitado mistura doce e salgado na boca
Imagem: Juba Guedes

A receita atualmente é encontrada com facilidade em lanchonetes e padarias também dos estados vizinhos. Uma de suas versões, mostrada por Juliette e testada por Juba, é recheada de carne bovina moída.

O influenciador digital explica que o gosto doce aparece com sutiliza, dando um toque diferente — e incrível — à pedida.

Pastel de festa - Juba - Juba Guedes - Juba Guedes
Ingredientes da receita: massa de pastel pronta facilita preparo
Imagem: Juba Guedes

Quem gosta de misturar doce e salgado pode fazer e comer de olhos fechados. É uma delícia!".

Confira a receita clicando na imagem abaixo:

Pastel de festa

Dificuldade Fácil
20 porções
40 min
Ver receita completa

Um conforto chamado cozinha

Aos 33 anos, Juba passou por muitas fases na vida. Morou em Maceió (AL), Linhares (ES) e algumas cidades de Minas além da capital: Nova Lima, Ibirité, Ipatinga e Governador Valadares. De profissão, formou-se em biologia, mas atua como gestor de projetos.

Em todas as mudanças, carregou na bagagem o afeto pela comida. "Minha infância não foi muito fácil. Às vezes não tinha muita coisa, mas eu sempre tentava preparar algo na cozinha, com minha mãe e avó".

Esse era o melhor momento de todos".

Pastel de festa - Juba - Juba Guedes - Juba Guedes
Juba viu vídeo de Juliette e correu para experimentar receita
Imagem: Juba Guedes

Apaixonado por bolos e curioso desde sempre, foi aprendendo pouco a pouco novas receitas com a família e, mais tarde, no YouTube. "Um dos meus maiores hobbies é ficar horas assistindo vídeos de receitas e vlogs por lá".

Quando veio a pandemia, a comida ocupou novamente o lugar de refúgio. "Todo mundo procurou fazer coisas novas para melhorar a rotina. Então, um dia resolvi gravar um vídeo e postar".

Apesar de não ser cozinheiro profissional e trabalhar em outra área, me enxergo muito dentro da cozinha. Não pretendo parar tão cedo".

Apostando em vídeos curtos de receitas fáceis, Juba angariou 1,2 milhões de seguidores, somando as contas no Tik Tok, Instagram, Pinterest, Kwai e YouTube. Um dos preparos mais bombados é o pastel de festa. Assista abaixo: