Buenos Aires: 5 bares para aproveitar o câmbio baixo e ver a cidade do alto
Luciana Taddeo
Colaboração para Nossa, de Buenos Aires, Argentina
28/11/2023 04h00
A deslumbrante arquitetura francesa da Belle Époque de Buenos Aires, o Obelisco, principal símbolo da capital argentina, e a Ponte da Mulher, no exclusivo bairro de Puerto Madero, são algumas das atrações que mais chamam a atenção de turistas e moradores que transitam pelas ruas de Buenos Aires.
Mas nos últimos anos, uma ampla oferta de rooftops com variedade gastronômica e de coquetéis traz também a opção de se maravilhar com as belezas arquitetônicas da cidade através de novas perspectivas. Com o transcorrer da primavera e a chegada do verão, ver Buenos Aires das alturas se torna uma experiência ainda mais convidativa e, não tenha dúvidas, inesquecível.
Relacionadas
Nossa visitou diferentes rooftops da cidade e fez uma curadoria das melhores opções para ver a capital argentina de ângulos que irão te surpreender.
Saiba onde ir para descobrir a cidade de Buenos Aires vista de cima:
Florida 165
Do alto da histórica Galeria Güemes, construção inaugurada em 1915 e uma das mais antigas de Buenos Aires. Com uma vista panorâmica para as cúpulas esplendorosas da esquina da rua Florida com a avenida Diagonal Norte e outros edifícios com estilo art nouveau do final do século 19 e início do 20, em pleno centro da cidade.
Vale admirar a arquitetura da galeria logo ao pisar no local, ainda no térreo e, já no rooftop, a dica é sentar nas beiradas do bar e pedir um dos saborosos coquetéis para acompanhar o pôr do sol e a vista das cúpulas clássicas.
A experiência impacta tanto antes quanto depois do entardecer, quando as luzes das construções históricas ressaltam e embelezam ainda mais as cúpulas da época da magnificência arquitetônica da cidade.
Apesar da ampla carta de bebidas, para comer o bar oferece somente sanduíches e aperitivos, como camarões, cebola ou mussarela à milanesa, batatas fritas, nachos e falafel.
É indicado fazer reserva (de duração de duas horas) para conseguir mesas mais próximas da rua e apreciar melhor a vista.
VAI LÁ
Onde: Rua Florida, 165
Horário: De domingo a quinta das 16h à 1h e sextas e sábados das 16h às 3h.
Reservas por WhatsApp: +54 9 11 6177-7169
Salón 1923
Localizado na Avenida de Maio, primeiro boulevard da cidade de Buenos Aires, esse rooftop fica no 16º andar do Palácio Barolo, um edifício que acaba de completar 100 anos e foi inspirado na obra A Divina Comédia, do escritor italiano Dante Alighieri.
Também no centro portenho, o deslumbrante prédio construído pelo arquiteto italiano Mario Palanti teve seus andares pensados conceitualmente como nas etapas da obra: o subsolo e térreo como o Inferno, os andares de 1 a 14 como o Purgatório e a partir do 15º andar como o Paraíso.
Declarado Monumento Histórico Nacional da Argentina, o edifício fica entre construções de estilo neoclássicas e art nouveau que são verdadeiras relíquias da arquitetura portenha.
Há dois rooftops nas extremidades do restaurante: o Terrazzo Obelisco, de onde se vê a metade superior do famoso ícone da cidade de Buenos Aires entre os edifícios do centro da cidade e tem vista privilegiada para a fachada do ministério de Desenvolvimento Social, na Avenida 9 de Julio, que exibe uma enorme imagem de Evita Perón discursando.
Já do Terrazzo Congresso é possível ver toda a Praça dos Dois Congressos, com o belo edifício do Congresso Nacional da Argentina ao fundo além das suntuosas construções históricas das redondezas.
É possível ir de um terraço para o outro para apreciar ambas as vistas. E quem preferir comer em ambiente fechado, pode optar por fazer reserva na parte interior do restaurante, localizada entre ambas e com ambientação dos anos 1920. A dica, no entanto, é estar no Terrazzo Congresso na hora do entardecer para acompanhar o sol se pondo entre os edifícios históricos do centro portenho.
É preciso pagar um valor fixo previamente, que, para o lanche, inclui um prato doce ou salgado (vale provar o scon com presunto e queijo, que parece um sanduíche com massa de pão de queijo, e o croissant salgado com queijo brie, pesto e avelã) e uma bebida sem álcool.
O valor das reservas noturnas, às 19h e às 21h, por sua vez, inclui uma taça de vinho ou coquetel clássico e dois aperitivos gourmet.
Para uma experiência ainda mais completa, é possível reservar, separadamente, um tour guiado pelo edifício antes de ir para o restaurante. O passeio termina em uma verdadeira passagem do purgatório ao paraíso, com o visitante subindo muitos degraus de escadarias em espaços apertados (não indicado para pessoas com dificuldade de mobilidade) para chegar ao farol do alto da construção, e se fascinar com a vista em 360 graus para toda a cidade no ponto mais alto do palácio.
VAI LÁ
Onde: Palácio Barolo - Av. de Mayo 1370
Horário: Para lanchar, de sextas a segundas às 17h; Para aperitivo gourmet, de quintas a segundas, 19h e 21h
Reservas por WhatsApp ou e-mail: +54 9 11 5656-9859 / reservas@salon1923.com
Cielo Sky Bar
Localizado no último andar do Hotel Grand Brizo, este bar garante uma linda vista da avenida 9 de Julio, que já foi a mais larga do mundo, e do Obelisco. No extremo oposto do bar, é possível ver, também na avenida 9 de Julio, uma enorme imagem de Evita Perón, a mais famosa ex-primeira-dama argentina, na fachada do ministério de Desenvolvimento Social.
Há uma consumação mínima equivalente a cerca de um prato e um drinque, e a "comanda" de cada mesa é numerada em um metal entregue para cada grupo de comensais, no formato do Obelisco.
Este rooftop não se destaca pelos drinques, mas há delícias no menu, como o wrap de frango e a porção de empanadas de camarão. Não é preciso fazer reserva, porém o visitante pode ter que esperar no lobby do hotel para entrar se o bar estiver em sua capacidade máxima.
VAI LÁ
Onde: Hotel Grand Brizo - Cerrito, 180 (pista lateral da Av. 9 de Julio)
Horário: De quartas a sábados, a partir das 18h.
Reservas: + 54 11 5413-3119
Trade Sky Bar
Provavelmente o mais badalado da cidade, esse rooftop tem uma vista de quase 360 graus, de onde se vê o Obelisco e a bela Puente de la Mujer, em Puerto Madero.
A paisagem urbana somada ao ambiente altamente instagramável atrai locais e turistas, inclusive muitos brasileiros em busca de uma selfie com a cidade de fundo. Até os banheiros têm janelas que dão para vistas incríveis.
Para conseguir mesa nesse rooftop, considerado como um dos 23 melhores do mundo pela revista TimeOut, é indispensável reservar. A dica é entrar no site sete dias antes da data desejada para garantir mesa, porque os horários do terraço são disputados.
O cliente pode escolher ir para a happy hour (18h ou 18h30) ou para jantar (a partir de 20h), e também optar por comer no restaurante fechado, nos andares 19 e 20, e depois somente apreciar a vista no terraço.
A oferta do menu é suculenta tanto para primeiros e segundo pratos, com opções 'plant based' e sem glúten. A estrela da casa é o risotto de camarões com purê de limão, mas uma sugestão imperdível é o orecchiette (um tipo de massa) com ragu de calamares, vieiras e camarões.
VAI LÁ
Onde: Avenida Corrientes, 222, andar 19.
Horário: De segunda a domingo, a partir das 18h.
Reservas: www.tradeskybar.com
Crystal Bar
Em um ambiente fechado por vidros e teto, esse rooftop, localizado no 32º andar do hotel Alvear Icon Hotel, em pleno Puerto Madero, tem uma das melhores vistas para esse moderno bairro de Buenos Aires, incluindo a Puente de la Mujer. Antes do anoitecer, também é possível encher os olhos com o amplo horizonte do Rio da Prata.
Aberto também para quem não está hospedado nesse elegante hotel, o local não aceita reservas e acomoda os clientes por ordem de chegada e exige consumação mínima por pessoa de mais de R$ 100 para quem quiser se sentar em uma mesa. No balcão do bar, porém, o pagamento mínimo não é necessário.
No cardápio, há sushis, ceviche, aperitivos, pizzas e sanduíches, e uma ampla variedade de coquetéis de autor, espumantes e uísques.
VAI LÁ
Horário: De terças a sábados, das 18h à 1h30.
Onde: Rua Aimé Painé 1130, 32º andar, Puerto Madero
O local não aceita reservas.