Topo

Melhor vinícola do mundo é argentina; Brasil fica de fora do top 50

Vinícola Catena Zapata em Mendoza, na Argentina - Reprodução/Facebook
Vinícola Catena Zapata em Mendoza, na Argentina Imagem: Reprodução/Facebook

De Nossa

14/07/2023 12h42

A tradicional vinícola argentina Catena Zapata, em Mendoza, foi eleita a melhor do mundo pela edição de 2023 da premiação "World's Best Vineyards", que aconteceu nesta quarta (12) na região viticultora de Rioja, na Espanha. O Brasil, contudo, ficou de fora tanto da lista top 50 quanto do top 100.

Mais antiga vinícola familiar da Argentina, a Zapata foi fundada pelo imigrante italiano Nicola Catena em 1902. Foi ele um dos pioneiros defensores da Malbec no país, apesar de sua queda em popularidade na época. A uva ainda é uma das estrelas da produção da casa.

A Catena Zapata se destacou, segundo a premiação, pelos seus bons tintos, vinhos brancos e espumantes — alguns naturais — que focam em terroir único e misturas de aromas e notas típicas do cultivo a cerca de 1.530 metros acima do nível do mar no vinhedo Adrianna.

Você não conhece o Malbec argentino até provar o da Catena Zapata. Graças às altas atitudes, o vinho deles é floral, belo e surpreendentemente leve em cor. A vinícola também produz excelentes Cabernet Sauvignon, Chardonnay e varidades de uvas indígenas." Descreveu o World's Best Vineyards.

Mas não são só as bebidas que são levadas em consideração na seleção. Toda a experiência oferecida nos complexos — de harmonizações com refeições, acomodações dos visitantes, até degustações organizadas pelos rótulos longe dos vinhedos — também são avaliadas. O prédio em forma de pirâmide inspirado por templos maias que já é uma marca da Catena Zapata também a transformou em atração turística, o que contou pontos a seu favor.

Catena Zapata, na Argentina - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Catena Zapata, na Argentina
Imagem: Reprodução/Instagram

Além disso, o World's Best Vineyards salientou a riqueza de seus passeios guiados, oferecidos em três modalidades: "Family is Everything", que narra o processo evolutivo da enologia da família; "Blending Games", experiência que transforma o visitante em enólogo por um dia e o tour "Wine and Music", que oferece uma sessão multissensorial em que os vinhos são ressaltados de acordo com o som ambiente.

Todos estes percursos devem ser reservados e agendados antes da visita. Em 2023, a Catena Zapata também abriu seu primeiro restaurante, Angélica Cocina Maestra, localizado no vinhedo La Pirámide — uma opção extra de deleite para os turistas.

A evolução da Catena Zapata

Ao longo dos anos, Nicolás, neto do fundador, se tornou um dos mais premiados viticultores e enólogos do mundo — colocando a produção do país no mapa internacional. Mas quem a comanda hoje é a médica Laura Catena, que divide seu tempo entre atendimento de emergência em São Francisco e sua atuação como embaixadora do vinho argentino. Ela conta com a colaboração do enólogo-chefe Alejandro Vigil na elaboração dos vinhos da vinícola de sua família.

Laura, filha de Nicolás, mudou a cara do negócio: ela fundou o Catena Institute of Wine, um centro de estudos detalhados sobre as melhores técnicas viticultoras que desenvolveu ainda códigos de sustentabilidade para a produção do país e colabora com as melhores universidades ao redor do mundo para aprimorar conhecimentos da área.

O pódio da premiação

Após a Zapata, completaram o top 3 representantes da Espanha e do Chile. A Bodegas de los Herederos del Marqués de Riscal, em Rioja, que ficou em segundo lugar na classificação geral, também foi eleita a melhor vinícola de toda a Europa. Fundada em 1858, ela inaugurou o processo de engarrafamento de vinhos na região — foi ali que surgiu a moda de cobrir garrafas com uma rede dourada.

Seus vinhos se tornaram tão populares no início do século 20 que passaram a exigir uma forma de selo para garantir sua autenticidade. Hoje, o complexo é conhecido ainda por possui um hotel futurista, concebido pelo prestigiado arquiteto Frank Gehry, com 61 quartos de luxos (destes, 10 são suítes).

Em terceiro ficou a VIK, localizada no topo de uma colina no meio de um vale, com vista privilegiada para a Cordilheira dos Andes. Assim como a segunda colocada, a vinícola chilena especializada em vinhos tintos e rosés possui seu próprio hotel desenhado por Frank Gehry.

Considerada "visionária" pelas suas modernas técnicas de cultivo, ela ainda oferece um cardápio de experiências eclético, com a opção de passeios de bicicleta pelos vinhedos, aulas de culinária e yoga, spa de vinho e relaxamento à beira de uma piscina de borda infinita.

A lista das 50 melhores vinícolas do mundo foi escolhida com base em indicações da The World's Best Vineyards Academy, composta por quase 500 experts em vinhos. Para realizar a votação, o planeta foi dividido em regiões geográficas, cada uma liderada por um membro da academia, responsável por recrutar outros 36 especialistas em vinhos e viagem. Cada jurado avaliou, enfim, sete vinícolas. Conheça o top 50:

4ª: Creation (África do Sul)
5ª: Château Smith Haut Lafitte (França)
6ª: Bodega Garzón (Uruguai)
7ª: Montes (Chile)
8ª: Schloss Johannisberg (Alemanha)
9ª: Bodegas Salentein (Argentina)
10ª: El Enemigo Wines (Argentina)
11ª: Rippon (Nova Zelândia)
12ª: Weingut Dr. Loosen (Alemanha)
13ª: Finca Victoria - Durigutti Family Winemakers (Argentina)
14ª: Domäne Wachau (Áustria)
15ª: Quinta do Crasto (Portugal)
16ª: Quinta do Noval (Portugal)
17ª: d'Arenberg (Austrália)
18ª: Château d'Yquem (França)
19ª: Château Pape Clément (França)
20ª: Jordan Vineyard & Winery (EUA)
21ª: González Byass - Bodegas Tio Pepe (Espanha)
22ª: Maison Ruinart (França)
23ª: Champagne Bollinger (França)
24ª: Bodega Colomé (Argentina)
25ª: Viñedos de Alcohuaz (Chile)
26ª: Henschke (Austrália)
27ª: Abadía Retuerta (Espanha)
28ª: Brooks Wine (EUA)
29ª: Ceretto (Itália)
30ª: Bodega Bouza (Uruguai)
31ª: Champagne Billecart-Salmon (França)
32ª: Klein Constantia Winery (África do Sul)
33ª: Château Pichon Baron (França)
34ª: Château de Beaucastel (França)
35ª: Szepsy Winery (Hungria)
36ª: Delaire Graff Estate (África do Sul)
37ª: Viña Casas del Bosque (Chile)
38ª: Château Mercian Mariko Winery (Japão)
39ª: Clos Apalta (Chile)
40ª: Graham's Port Lodge (Portugal)
41ª: Château Kefraya (Líbano)
42ª: Quinta do Seixo - Sandeman (Portugal)
43ª: Viu Manent (Chile)
44ª: Penfolds Magill Estate (Austrália)
45ª: Disznoko (Hungria)
46ª: Veuve Cliquot (França)
47ª: Chateau Mukhrani (Geórgia)
48ª: Bodega Diamandes (Argentina)
49ª: Bodegas Muga (Espanha)
50ª: Vina Errazuriz (Chile)